
A Ponte da Cooperação, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, não deve ser liberada mesmo com a baixa do Rio Caí, conforme a Defesa Civil do município da Região das Hortênsias. A estrutura foi danificada após a chuva intensa que atingiu a Serra na terça (17) e na quarta (18). Uma parte da cabeceira foi levada pela força da água.
A travessia sobre o Rio Caí havia sido inaugurada em setembro do ano passado como alternativa à ponte da BR-116. A principal ligação entre as duas cidades havia cedido com a chuva de maio - a nova, depois, foi inaugurada em dezembro do ano passado pelo governo federal.
O coordenador da Defesa Civil de Nova Petrópolis, Lucas Gustavo Attmann, informa que uma avaliação deve ser feita na Ponte da Cooperação. Mas, pelos danos já observados, Attmann acredita que o trecho não poderá liberado por conta dos estragos:
— Mesmo que tenhamos a baixa do rio, que vai ocorrer provavelmente agora com o cessar da chuva, não vamos ter como liberar. Talvez seja realizada manutenção ou não, isso teria que ser avaliado depois pelas autoridades. De fato, as galerias estão aqui, boa parte delas intactas ainda, algumas já com alguns danos estruturais, mas, de resto, o que tinha de conexão entre as galerias já não existe mais. A água, infelizmente, acabou levando tudo.