
Por conta de estragos registrados pela intensa chuva na Serra, Farroupilha estuda decretar situação de emergência. Segundo divulgado pela comunicação da prefeitura na madrugada de quinta-feira (19), o ato tem como objetivo agilizar o acesso a recursos para as medidas de recuperação.
De acordo com o comunicado, são diversos transtornos registrados no município. Áreas de risco também são monitoradas pela prefeitura.
Um deles foi um deslizamento de terra na comunidade de Linha 7 de Setembro, na Estrada Salto Ventoso. A via está bloqueada desde a noite de quarta (18) e deve seguir interditada até nova avaliação técnica. A alternativa para acessar Salto Ventoso ou a Linha Ely, de acordo com o município, é pela VRS-813, por meio da comunidade de São João.
Outras ocorrências foram registradas na Estrada Luiz Victório Galafassi, em direção à Linha Palmeiro, na RS-448, sentido Nova Roma do Sul, e na área urbana, como na Rua Silvana Balbinot, no bairro Santo Antônio, onde foi necessária a desobstrução de valas para auxiliar no escoamento da água.
Parte do asfalto da Avenida Paulo Broilo, entre a Rua Júlio de Castilhos e a RS-453, também cedeu. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o trecho está bloqueado.