
Pelo menos duas famílias já foram encaminhadas para abrigos provisórios em Veranópolis devido à forte chuva das últimas 48 horas. Além disso, cerca 50% dos moradores de seis localidades precisaram ir para casa de parentes ou amigos como forma de prevenção. Das 10h de segunda-feira (16) até as 10h desta quarta-feira (18), foi registrada uma média de 126,2 milímetros de chuva na cidade.
De acordo com o relatório da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a administração municipal, na terça-feira (17) as equipes iniciaram os trabalhos com visitas às localidades de Barros Cassal e ao bairro Santo Antônio, estendendo o monitoramento para todas as regiões da cidade, com foco em áreas de risco de deslizamentos e alagamentos.
Já nesta quarta-feira (18), duas famílias foram encaminhadas para abrigos provisórios: uma da localidade de Sete de Setembro e outra do bairro Santo Antônio. Além disso, de acordo com a assessoria, cerca de 50% das famílias das regiões mais montanhosas, como Barros Cassal, Nossa Senhora da Glória, São José da Nona, Sete de Setembro e Monte Claro, precisaram procurar abrigo nas casas de parentes ou amigos em razão do risco de deslizamentos.
Porém, no momento, a localidade que está com maior probabilidade de deslizamentos é Nossa Senhora dos Navegantes. Já nas regiões de São José da Primeira e Nossa Senhora Auxiliadora, foram realizadas ações de desobstrução do cruzamento.
Também foram registrados chamados para verificação de residências, estradas e desobstrução de bueiros em diferentes pontos da cidade.
Em casos de urgência, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone (54) 99612-2597 ou (54) 99132.6799.