
A chuva intensa que cai sobre a Serra continua provocando alterações no tráfego em rodovias estaduais, federais e também estradas internas de municípios da Serra no começo da noite desta quarta-feira (18). Confira, abaixo, as interdições parciais e totais:
Rodovias federais:
- BR-470: interdição total no trecho do km 185, no Belvedere do Espigão, em Veranópolis, até o km 202, no Caineli, em Bento Gonçalves, por tempo indeterminado.
Rodovias estaduais:
- RS-431: interdição total no km 22, na Linha Alcântara/Santa Bárbara, entre o interior de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul.
- RS-431: ponte que liga Bento Gonçalves a Cotiporã está submersa. O bloqueio é total no km 11.
- RS-441: interdição total no km 22,7, entre Vista Alegre do Prata e Nova Prata.
- RS-448: interdição total no km 35, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha.
Balsa:
- A travessia de balsa sobre o Rio Taquari, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi suspensa e segue sem operação. Segundo a empresa Lacel, que opera o serviço, a medida é temporária e foi tomada de forma preventiva em função do alto volume de chuva.
Estradas municipais:
Caxias do Sul
- Vila Cristina: a Estrada Municipal 92 (Sebastopol) está parcialmente bloqueada por queda de barreira e árvore sobre a rede elétrica. Equipes da concessionária foram acionadas. Há passagem restrita, mas a recomendação é evitar o tráfego. Já a Estrada Municipal 89 (ligação São José – 4ª Légua) e a Rua Henrique Gramms Filho estão interditadas.
- Santa Lúcia do Piaí: ponte entre Santa Lúcia e Vila Cristina (Estrada 92 e João Edgar Jung) está interditada. Estrutura coberta pelas águas, com árvores presas. Máquinas trabalham no local. A ponte na Estrada Arcídio Giacomo Dallagnoll (Linha Gonzaga, ligação entre Caxias e Nova Petrópolis) também está bloqueada, já que a ponte está submersa.
- Vila Oliva: a Estrada Municipal Luiz Daneluz (Ponte Major José Nicoletti) está interditada por queda de barreiras.
Farroupilha
- A Estrada Salto Ventoso terá bloqueio total a partir das 23h desta quarta-feira até as 6h de quinta-feira devido ao risco de novos deslizamentos de um talude localizado nas proximidades da comunidade de 7 de Setembro. Uma alternativa para quem se desloca para a região de Linha Ely ou o Salto Ventoso é utilizar a via secundária, com acesso pela VRS-813, passando pela comunidade de São João.