Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão entre os 22 municípios gaúchos contemplados por tendas de saúde. A medida é uma parceria do governo estadual e do Serviço Social da Indústria (Sesi) e foi firmada por meio de um protocolo de intenções. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (18).
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, as estruturas complementares serão utilizadas para apoiar o atendimento à população, considerando a lotação dos serviços de saúde em diferentes pontos da rede de atenção.
Os municípios que poderão receber os reforços foram selecionados com base em três critérios: solicitação de apoio por tendas, elevados índices de cocirculação de dengue e doenças respiratórias (caso das cidades da Serra), além de problemas causados por eventos meteorológicos.
Além da tenda, serão disponibilizados profissionais de saúde para a ação, sendo um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem em cada uma delas.
Segunda a prefeitura de Caxias do Sul, a solicitação da tenda será avaliada a partir do monitoramento do número de internações por doenças respiratórias. Não há previsão, portanto, de a estrutura ser instalada na cidade no momento. Já a prefeitura de Bento Gonçalves não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Os municípios contemplados
- Alegrete
- Alvorada
- Bento Gonçalves
- Cachoeira do Sul
- Cachoeirinha
- Canoas
- Carazinho
- Caxias do Sul
- Cruzeiro do Sul
- Gravataí
- Guaíba
- Lajeado
- Mata
- Mostardas
- Novo Hamburgo
- Passo Fundo
- Porto Alegre
- Quaraí
- São Borja
- Sapucaia do Sul
- Uruguaiana
- Viamão