
A BR-470 voltou a ter o trânsito orientado no sistema de comboio na manhã desta sexta-feira (20), entre Bento Gonçalves e Veranópolis. A informação foi confirmada pelo Engenheiro Chefe de Serviços do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), Adalberto Jurach.
O trecho em questão é do km 185, do Belvedere Espigão, em Veranópolis, até o km 202, na Vinícolas Caineli, em Bento.
O primeiro comboio saiu de Bento Gonçalves às 8h. Já no fluxo contrário, a primeira leva de veículos deve circular pela rodovia federal às 9h. Abaixo é possível conferir todos os horários.
De acordo com Jurach, o sistema de comboio nesta sexta deve seguir até as 17h30min. Mesmo assim, ele afirma que serão feitas avaliações durante o dia que podem confirmar ou não horários noturnos de liberação.
Liberação de Bento a Veranópolis:
- 8h - 8h30min;
- 10h - 10h30mim;
- 12h - 12h30mim;
- 14h - 14h30min;
- 16h - 16h30min.
Liberação de Veranópolis a Bento:
- 9h - 9h30mim;
- 11h - 11h30min;
- 13h - 13h30min;
- 15h - 15h30min;
- 17h - 17h30min.
Outras alterações na Serra
A ligação entre Bento Gonçalves e Cotiporã segue interrompida em função da chuva. O bloqueio total ocorre na ponte sobre o Rio das Antas, que dá acesso à RS-431. Conforme a prefeitura de Bento, o volume de água diminuiu, mas ainda passando por cima da estrutura.
Na quinta-feira, ocorreu a liberação parcial da RS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, entre os kms 31 e 32.
Para além das estradas, a travessia de balsa sobre o Rio Taquari, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, foi suspensa ainda no fim da tarde de terça.

Outras duas alterações são na RS-431. Uma delas vem desde maio do ano passado, no km 6 da rodovia estadual. No outro ponto, no km 22, a chuva de novembro de 2023 levou a ponte que liga Santa Tereza a São Valentim do Sul, na localidade de Santa Bárbara.
Na BR-116, km 181, de Nova Petrópolis há bloqueio parcial com o sistema pare e siga com semáforo. Essa situação acontece desde 2023.
Estradas Municipais
Na tarde de quinta, a prefeitura de Farroupilha liberou parcialmente a Estrada Salto Ventoso, na localidade de linha 7 de Setembro. Segundo o poder público, a liberação foi possível após a constatação de que o solo se apresenta estável e sem risco de novos deslizamentos. A sinalização segue reforçada no trecho com cones, placas e o uso do painel luminoso informativo.

A prefeitura de Caxias também atualizou a situação das estradas do interior:
Distrito de Vila Cristina
- Estrada Municipal 92 (Sebastopol): trafegável, mas com risco. Recomenda-se extrema cautela devido à instabilidade de encostas.
- Estrada Municipal 89: permanece interditada.
- Estrada Municipal 119: grande barreira bloqueando a via, com material orgânico descendo da encosta. Equipes monitoram, mas ainda não há condições seguras para intervenção.
- Rua Henrique Gramms Filho: equipes atuam na liberação parcial da via.
Distrito de Santa Lúcia do Piaí
- Ponte entre Estrada 92 e João Edgar Jung: obstruída por galhos e árvores. Passagem trafegável, mas com uso condicionado a segurança total. Equipes realizam limpeza contínua.
- Ponte na Estrada Arcídio Giacomo Dallagnoll (Linha Gonzaga): submersa, ligação com Nova Petrópolis está bloqueada.
- Estrada Municipal Firmino Frizzo: via liberada após remoção de banco de terra.
Vila Oliva
- Estrada Municipal Luiz Daneluz (Ponte Major José Nicoletti): interditada por queda de barreiras.
Desvio Rizzo
- Rua Isidoro Cervelin: boca de lobo desobstruída após alagamento em frente a supermercado.
- Avenida Alexandre Rizzo: executada limpeza de bocas de lobo para liberar pista.
- Estrada Ângelo Ruffato: escavada vala lateral para escoamento da água acumulada.
Área Urbana
- Bairro Serrano: obra emergencial na Rua Anacleto Vidor, próximo à Rua Armindo Luiz Rech (linha do ônibus). Tubulação entupida causou alagamento em residências. Equipes atuam com escavadeira para substituição.
- Bairro Nossa Senhora de Fátima: na Rua José Michelon, foi removida grade de ferro de entrada de galeria para ampliar escoamento. Equipes seguem com limpeza do sistema.