
O Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) decidiu suspender temporiamente as visitas a partir deste sábado (17). A medida ocorre após a detecção de um caso de influenza aviária (H5N1) em aves comerciais, em Montenegro.
Segundo a instituição de ensino, a suspensão ocorre de maneira preventiva. Assim, as visitas já agendadas pelo site perdem a validade até nova determinação.
Ainda conforme a UCS, o fechamento temporário do zoológico está baseado em diretrizes técnicas nacionais e estaduais e tem como objetivo conter a disseminação da gripe aviária, sobretudo considerando a presença de aves silvestres na região (que podem atuar como vetores da doença), e preservar a saúde das aves mantidas no zoológico, muitas das quais são suscetíveis à infecção pelo H5N1.
Durante este período, as atividades internas de manejo, monitoramento sanitário e atendimento aos animais continuarão normalmente. Os protocolos de biossegurança serão reforçados.
Zoo havia sido reaberto em dezembro
Fechado para visitação pública desde março de 2020, o Zoológico da UCS, em Caxias do Sul, havia reaberto para a comunidade em dezembro de 2024. O local foi revitalizado, principalmente nas áreas de passeio e nos recintos que abrigam os cerca de 80 animais de 40 espécies diferentes, entre mamíferos, répteis e aves que estão sob os cuidados da unidade de preservação.