O empresário Ronaldo Garbin, que atuou voluntariamente na enchente do ano passado, está internado no Hospital Unimed, em Caxias do Sul, e precisa de doações de sangue. Familiares e amigos divulgam uma campanha para arrecadar o componente vital.
Segundo o amigo e policial rodoviário federal Jardel Vettorato, Garbin foi diagnosticado com um quadro de leucemia, e está fazendo uso intenso de sangue e plaquetas no tratamento.
— Ele nos ajudou nos resgates incansavelmente, cedendo equipamentos da empresa dele (a Rota Aventura) e se colocando em risco — relembra Vettorato.
Leandro Ourives, que também é empresário da região, destaca o trabalho de Garbin no momento de crise, em maio de 2024:
— A liderança e a força dele fizeram com que muita gente o acompanhasse. Garbin foi um guerreiro, ele comandou uma equipe na enchente.
As doações podem ser feitas no Hemovita Caxias, na Rua Sinimbu, 520, 6° andar. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com Vettorato, o banco de sangue se disponibilizou a fazer uma coleta em Bento Gonçalves, onde o empresário mora, contanto que sejam reunidos voluntários para isso.
— Agora estamos tentando viabilizar esse procedimento. Lançamos um formulário nas redes sociais (neste link) e já levantamos mais de 1,5 mil nomes. Queremos agilizar essas doações. Não só para o Ronaldo, precisamos sensibilizar a sociedade para ter mais empatia — diz o amigo.
Requisitos
Conforme material do Hemovita, esses são os requisitos para doar sangue:
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem ter entre 16 e 17 anos. Para maiores de 60 anos, já ter doado sangue pelo menos uma vez antes de completar 60 anos, 11 meses e 29 dias;
- Estar em boas condições gerais de saúde e sentir-se fisicamente bem;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Não estar em jejum, porém evitar o consumo de alimentos gordurosos três horas antes da doação;
- Homem: limite de quatro doações anuais, com um intervalo entre doações de pelo menos 60 dias;
- Mulher: limite de três doações anuais, com um intervalo entre doações de pelo menos 90 dias;
- Não ter recebido sangue ou derivados há menos de um ano;
- Não ter apresentado sintomas gripais, febre ou diarreia nos últimos 14 dias.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3028-8010 e (54) 99241-7564.