
Morreu em dia 16 de maio, aos 92 anos, Letizia Dileta Fattori. Carinhosamente conhecida como Nena, ela era natural de Antônio Prado, na Serra.
Terceira de quatro filhos de Adelina Faccio e José Fattori, ela nasceu em 13 de fevereiro de 1933. Ainda antes dos 20 anos, Nena começou a trabalhar no escritório de uma indústria de calçados de Farroupilha.
No início da década de 1950, mudou-se para Vacaria ao lado da família. Por lá, trabalhou no escritório de contabilidade de Soly Gonzaga, na loja de roupas masculinas de Francelino Bortolon, na Lojas Renner e na Viaturas Força Diesel.
Por volta de 1967, Letizia resolveu que era hora de mudar e transferiu-se para Caxias do Sul para trabalhar na Secretaria do Recreio da Juventude, onde permaneceu por 30 anos, recebendo sucessivas homenagens por sua dedicação e empenho. A família só mudou-se para Caxias do Sul quatro anos depois, em 1971.
Para os familiares, Letizia foi uma guerreira, sempre disponível a ajudar quem quer que fosse. Vivia para o trabalho e para os que amava. Outro ponto destacado pela família é que jamais se negou a estender a mão ao próximo, dificilmente reclamava ou se queixava de algo e era na hora do aperto que ela mais se desdobrava para ajudar.
Letizia era uma pessoa discreta, viveu uma vida simples, caseira e com abnegada disposição. Leva consigo agora toda a admiração, o reconhecimento e o amor de quem com ela conviveu.