
O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, lançou oficialmente, nesta quinta-feira (15), um painel online para acompanhamento da ocupação dos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo, segundo a instituição, é oferecer transparência dos dados para a comunidade.
Para acessar, basta entrar na página principal do site do hospital. Após, é necessário localizar a segunda barra de acesso e clicar na opção "leitos SUS". Em seguida, o usuário é direcionado para outra página, onde constam as informações sobre leitos ocupados e livres da rede pública.
Ao todo, em Bento Gonçalves, o Tacchini dispõe de 125 leitos para o SUS, divididos entre internação adulta, infantil, psiquiátrica, obstétrica, além de leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal. O painel será atualizado diariamente, às 9h e às 17h, com especificações sobre cada uma das áreas. Nesta quinta-feira (15), a ocupação é de 108%, com 130 pacientes para 125 vagas.
— Quando surge a informação de hospital lotado, de UPA superlotada, temos dificuldade de conseguir externar isso para população, deixando aberto de forma clara, transparente e intuitiva. Então, agora, pegamos as informações que já usamos diariamente para a gestão e colocamos no painel, para que a gente possa contribuir plenamente para comunidade, clientes e pacientes. Para que haja o entendimento de que às vezes não recebemos (pacientes) porque todas as nossas estruturas, de certa forma, estão saturadas — explica a médica Roberta Paulikevis Vilas Boas, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Saúde.
A plataforma também apresenta informações sobre três situações distintas: os leitos contratados, que são aqueles formalmente disponibilizados pelo SUS; leitos ocupados, que são aqueles efetivamente em uso por pacientes internados; e os leitos bloqueados, que estão temporariamente fora de uso por motivos como limpeza, manutenção, isolamento ou deslocamento de pessoas.
À frente do Núcleo Interno de Regulação, Caroline Jaskowiak esclarece ainda que há leitos destinados exclusivamente a determinados pacientes e que não é possível remanejar outras pessoas para estes espaços.
— Um exemplo: se eu tenho leito de obstetrícia vago, eu só posso ocupar com gestantes ou puérperas. Dentro do site também vai mostrar essa divisão — detalha a profissional.
Prefeitura de Bento Gonçalves adquiriu leitos de enfermaria para o inverno
A ocupação de leitos hospitalares nos meses de frio é uma preocupação recorrente de gestores públicos. Em Bento Gonçalves, a prefeitura comprou 10 leitos de enfermaria clínica, no Hospital Tacchini de Carlos Barbosa.
Os novos leitos serão destinados exclusivamente para pacientes de Bento.
— É o início do planejamento de ações para qualificar o atendimento e diminuir o número de pacientes em espera por um leito na própria UPA — ressalta a secretária municipal de Saúde, Daiane Piuco.