
No último domingo (18), no complexo da Expogramado, foi escolhido a nova corte para o biênio 2026/2027 da Festa da Colônia. A escolha do novo trio marcou o encerramento da 34ª edição da Festa com recorde de público, considerado o maior de toda a história.
A rainha é Erika Barbacovi da Linha Bonita, ao lado dela está as princesas Isabela Cavalli Jung da Linha Furna e Lisandra Mewius da Linha Bonita. O trio sucede Julia Brezolla Fritsch, Manuela Cavichion e Ana Paula Thomazi.
Além de coroa e faixa, as novas soberanas receberam como prêmio hospedagens da Gav Resorts na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas. Para a rainha, o prêmio inclui ainda as passagens aéreas.
Edição recorde
Conforme a assessoria de imprensa, a Festa da Colônia de Gramado teve o melhor resultado de todos os tempos. Todos os setores quebraram recordes neste ano.
Em 19 dias de programação ininterrupta, o faturamento total dos produtores nos diferentes setores da festa cresceu 47,7% em comparação com 2023. Em 2024, a festa foi interrompida por conta dos eventos climáticos extremos que atingiram o Estado.
De acordo com o relatório da Emater/RS-Ascar – Escritório de Gramado, foram comercializados nos fornos e biers 15.712 cucas, 8 mil mini cucas, 5.431 pães, 50 mil pãezinhos de linguiça, 70 mil bolinhos de batata e 15 mil bolinhos de aipim, além de serem servidas 17.562 refeições nas cozinhas alemã e italiana e 1.009 cafés coloniais. O levantamento aponta também que foram utilizados 14.260 quilos de farinha e 10 mil quilos de batata e consumidos 21 mil copos de chopp.
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, celebrou o resultado. Rosa lembra que os agricultores gramadenses ficam com o faturamento integral da festa.
— Tivemos o melhor resultado de festa de todos os tempos, o que nos deixa felizes porque sabemos o empenho de todos os colonos. Temos muito a festejar. A festa vem sendo não só o evento mais querido dos gramadenses, mas cada vez mais super visitada pelos turistas — comemorou Rosa Helena.