
A Biblioteca Central (Bice) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizada no Campus-Sede, completa 55 anos neste domingo (4). O acervo tem sido fundamental para o desenvolvimento da produção acadêmica, reunindo livros de diversas áreas.
No começo dos anos 1970, a Biblioteca reunia cerca de 23,5 mil obras oriundas do Instituto de Belas Artes, Departamento de Ciências Jurídicas, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Enfermagem e Departamento de Economia. O primeiro espaço ocupado era conhecido como "Campus 2", onde atualmente está localizado o bloco A. Inicialmente, os alunos só podiam consultar as obras dentro da biblioteca.
A partir de 1978, a estrutura foi transferida para o térreo do bloco F e a retirada de livros passou a ser permitida, democratizando ainda mais o acesso aos conteúdos. Em 1985 a Biblioteca foi transferida para o prédio atual. Na época, o local contava com uma área de 2.507 metros quadrados. Atualmente, o acervo de mais de 570 mil exemplares está distribuído em 4.532 metros quadrados.
Em 1993, foi criado o Sistema de Bibliotecas da UCS (SiBUCS). A iniciativa resultou na implementação de bibliotecas setoriais em diferentes locais da instituição. Assim, o acesso aos materiais ficou ainda mais facilitado.
A Biblioteca Central segue desenvolvendo melhorias para acompanhar as demandas incluindo o acervo de e-books e de periódicos eletrônicos. O acervo físico, por sua vez, passa por reavaliação rotineira, com o objetivo de identificar quais títulos precisam de atualização e conservação, garantindo a preservação da história e de materiais relevantes.
A intenção da direção da Biblioteca é intensificar a realização de palestras, debates e exposições para promover a integração com a comunidade acadêmica e o público externo.
Quem pode utilizar a biblioteca?
- A comunidade pode utilizar o acervo para realizar consultas nos livros, porém não pode realizar a retirada dos materiais.
- Para os interessados, a Biblioteca conta com um plano de associação, que não possui vínculo com a UCS.
- A regulamentação da associação da comunidade externa ao Sistema de Bibliotecas pode ser acessado neste link.