A Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, foi palco nesta quarta-feira (11) de um encontro de fé e esperança: a bênção de Natal realizada pelos freis capuchinhos e sacerdotes, um dos momentos mais tradicionais da preparação para o Natal na cidade. Em sua 21ª edição, o evento reuniu centenas de fiéis que buscaram palavras de fé e espiritualidade, além de uma oportunidade para reflexão e renovação da fé.
A iniciativa, promovida pelos freis capuchinhos em parceria com a Diocese de Caxias do Sul, é uma oportunidade para que as pessoas recebam palavras de conforto e esperança durante o período natalino. Os fiéis fizeram fila para receber a bênção dos 28 religiosos, entre freis e sacerdotes, vindos de várias cidades do Estado, como o frei Lucas Rafael, 24 anos, natural do Mato Grosso e que atua em Canoas.
— É a primeira vez participando da benção e com grande alegria. Está sendo muito especial também poder reencontrar as pessoas daqui desta cidade, poder conversar, partilhar um pouco da vida e poder dar a bênção — disse frei Lucas.
Já pela terceira vez participando da atividade, frei Arnaldo Andrés Batista Zarzuela, 33, natural da República Dominicana e atuante em Vacaria, não escondeu a satisfação em poder estar neste momento de fé.
— O pessoal está vindo aos poucos e percebemos que toda a comunidade tem sede de benção e de um encontro com Deus — afirma.
Agradecimentos, acolhimento e esperança
Ao final da manhã, o clima das pessoas era de gratidão. Entre abraços e sorrisos, os fiéis deixavam a praça com o coração aquecido, prontos para vivenciar o espírito de Natal com ainda mais intensidade.
Moradora do bairro Rio Branco e sempre atuante na comunidade junto aos capuchinhos, dona Jandira Freitas, 86, aproveitou o sol da manhã para receber a bênção.
— Este momento é muito importante, pois é um trabalho nobre que os freis fazem aqui na praça, porque muitas pessoas não conseguem ir à igreja, então essa é a oportunidade de virem aqui e serem abençoadas. Ainda mais neste momento perto do Natal, onde esperamos mais paz, harmonia e união nas pessoas — descreve Jandira.
Já a contadora Josiane Zanol, 36, além de receber a bênção, levou algumas roupas da filha Melina e do marido Mateus para serem abençoadas.
— Todos os anos eu participo deste momento, que é muito importante e que nos deixa mais leve neste final de ano, que é uma época de muita correria — destaca.
Os freis e sacerdotes seguem na Praça Dante até as 18h. Durante a bênção também são arrecadados alimentos não perecíveis para as entidades assistenciais do município, especialmente para a Pastoral do Pão da Paróquia Imaculada Conceição, para a Casa Madre Teresa e para o Projeto Mão Amiga. A comunidade pode deixar os donativos em espaços preparados na praça Dante.