A depender da recém-criada Associação Amigos da Praça Monteiro Lobato, o espaço público do bairro Exposição, em Caxias, hoje deteriorado, com bancos e brinquedos quebrados, terá um novo aspecto nesta mesma época do ano que vem.
O requerimento para a adoção da pracinha, na quadra entre as ruas Santos Dumont e Dos Farrapos, já foi protocolado na secretaria municipal do Meio Ambiente (Semma). O projeto está no departamento de engenharia da secretaria do Planejamento (Seplan), que dará o aval para a reforma por parte da iniciativa privada.

Os responsáveis pela ideia da revitalização são os pais de alguns alunos da Escola de Educação Infantil Pequeno Ser, que fica bem próxima da praça. A iniciativa, como eles contam, surgiu da vontade, a cada fim de tarde, dos filhos em aproveitar o parquinho.

— Acaba a aula e eles correm pra praça, mas os brinquedos estão quebrados, é perigoso. Juntamos a vontade com a necessidade de fazer. — explica o presidente da associação, Guilherme Biazus.
Segundo ele, o orçamento para revitalizar a Monteiro Lobato é de R$ 500 mil. Ele contempla a colocação de piso emborrachado na área das crianças e também rampas de acesso, inexistentes hoje. O projeto também prevê um parque infantil, orçado em R$ 65 mil. A intenção, segundo Biazus, é sensibilizar empresas para que adotem os espaços. Para isso, cotas de patrocínio estão sendo comercializadas. E, até que se avance na burocracia para a adoção do espaço, o grupo organiza eventos para arrecadar recursos. Já foi feito um almoço na Linha Feijó e um happy hour na praça. No dia 11 de dezembro, uma cantata de Natal com a banda do Emilio Meier também vai acontecer na praça no final da tarde para arrecadar recursos.

O projeto foi desenhado pela arquiteta Gabriela Angnose, que pretende também resgatar a história da antiga praça:
— Estamos num bairro extremamente residencial, com muito fluxo de crianças e pets, precisamos ocupar esse espaço, mas pra isso é necessário que ele dê segurança para que as pessoas sintam vontade de estar nele. Queremos acolher todos, ter um mural com a história de Monteiro Lobato e que as pessoas voltem a ter pertencimento da praça.
As obras, de acordo com associação, só iniciarão quando todo o recurso estiver garantido. A previsão é de que durem 180 dias. Durante esse período, o espaço precisará ficar fechado. A associação criou uma conta no Instagram para que possíveis parceiros entrem em contato: @amigos_praca_monteiro_lobato.