Cansados, mas sorridentes. Era assim que estava o semblante de muitos dos visitantes do último dia de programação dos Festejos Farroupilhas de Caxias do Sul, neste domingo (22), nos pavilhões da Festa da Uva. A gineteada internacional e o resultado das apresentações artísticas fecharam o evento.
Com as finais das apresentações artísticas, a diretora artística regional do evento, Marcia Teixeira, celebrou a edição deste ano, que superou o número de CTG’s inscritos e de público.
– Este ano superou, veio muito mais gente do que imaginávamos. Foram seis eventos artísticos no ano, todos os Festejos, e hoje a gente encerra a última etapa do 5º FegaSerra e 3º EnarSerra, nas categorias adulta e veterana – enumera Marcia.
A diretora artística também comentou sobre como a questão das enchentes pode ter aproximado ainda mais o público presente.
– Tanto isso de ser gaúcho, trazer isso neste momento, como também esta parte do artista. Caxias do Sul não foi afetada por completo, tivemos algumas áreas, mas as entidades pararam, porque nesse período elas trabalharam para auxiliar. Então, agora na retomada, o sentimento de amor à tradição aflorou em todo mundo – destaca Marcia.
As atrações campeiras
Já na parte campeira, a expectativa estava com a gineteada internacional, que tinha concorrentes do Uruguai e Argentina, além dos brasileiros. De acordo com o organizador da competição, Jaques Bastos, o público foi muito engajado tanto para assistir quanto para competir.
– O pessoal veio prestigiar. Sábado não tinha mais lugar na bancada, de tanta gente que veio. Então, para nós é uma satisfação, principalmente no número de inscritos na gineteada. Nos dois finais de semana, foram mais de 60 montarias, entre brasileiros, uruguaios e argentinos – celebra Bastos.
E os espectadores também estavam animados. O patrão do CTG Entrevero de Amigos, de Caxias do Sul, Jaime da Silva, participou da competição do Laço e estava com a família na expectativa de assistir a gineteada.
– Faz 14 anos que moro em Caxias e sempre participamos. A cada ano está melhor, a organização do evento está "show de bola" e agora estamos só pela gineteada, os melhores estão aqui – diz Jaime.
O fim dos acampamentos
Na parte campeira, o movimento do desmonte das estruturas estava mais lento. Por volta das 17h, muitas entidades já estavam aguardando os caminhões para carregar os materiais.
Uma dessas entidades era o GTCN Velha Carreta, de Caxias do Sul, que estava no local desde o primeiro dia dos Festejos. A patroa do GTCN, Dilce Betanin, destacou como foram os dias que passaram nos Pavilhões.
– Viemos todos os anos e foram dias interessantes. Muitas pessoas vieram jantar por aqui e foi bem divertido – diz Dilce.
Além disso, os acampamentos podem trazer experiências inesquecíveis, como a visita ilustre da banda Os Monarcas. Uma das integrantes da entidade, Leonice Batista, comentou sobre o momento.
– A gente tem a nossa Tertúlia Tradicional, então Os Monarcas vieram nos prestigiar na noite, foi muito bacana – conta Leonice.
Os Festejos Farroupilhas de Caxias do Sul iniciaram no dia 13 de setembro e fecharam neste domingo (22) com o baile de João Luiz Corrêa.