O ministro do Turismo, Celso Sabino, estará, nesta quarta-feira (5), nas cidades de Gramado e Canela, na Serra. Conforme a assessoria do político, ele irá sobrevoar as áreas atingidas pela chuva de maio nos dois municípios e irá se reunir com representantes locais do setor, a partir das 13h.
Neste horário, deve apresentar projetos para a reconstrução do Estado por meio do turismo. Uma das ações que será mostrada é a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur). A linha de crédito proporciona financiamentos em condições especiais a empreendedores turísticos privados prejudicados.
Leite vistoriou áreas atingidas por deslizamentos na última semana
O governador Eduardo Leite vistoriou áreas atingidas por deslizamentos de encostas em Gramado na última sexta-feira (31). Após circular pelo bairro Piratini e pela RS-235, no trecho entre Gramado e Canela, ele participou de reunião técnica com prefeitos, entidades representativas e lideranças empresariais da Região das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra. O governador determinou a realização de estudos para analisar a possibilidade do Aeródromo de Canela receber aeronaves maiores.
Com problemas de deslizamentos de terra em diversos bairros e na zona rural, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, busca recursos para construir sistemas de contenção de encostas. Já o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, pediu que o projeto do Aeroporto Internacional das Hortênsias volte a pauta de debates.