
O comércio não essencial de Caxias do Sul ganhou aval do Estado para reabrir a partir desta terça-feira sob as regras da bandeira laranja. A notícia veio na tarde desta segunda-feira (3), após o recurso dos prefeitos da região ter sido aceito pelo governo do Estado. Na prática, muitos estabelecimentos já operavam permitindo a entrada de clientes contrariando o decreto estadual.
Na bandeira laranja, as lojas podem funcionar com 50% dos trabalhadores e obedecendo os protocolos de prevenção como o uso obrigatório de máscaras para ter acesso aos locais e manter a higienização das mãos com álcool em gel. Da mesma forma restaurantes (exceto no sistema de autosserviço). Centros comerciais e shoppings podem ter até 50% da capacidade.
– Esperamos que esse seja o momento de estabilização da pandemia. O comércio já acumulou muitas perdas e precisa trabalhar. Com o Dia dos Pais, esperamos uma recuperação nas vendas – declarou, por meio de nota, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.
Para o setor de vestuário, seguem as regras para utilização dos provadores determinadas pela portaria da Secretaria Estadual de Saúde. Os provadores devem ser higienizados com álcool 70% ou outro desinfetante adequado depois de cada uso. É preciso fazer o controle de acesso para evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas e o tempo necessário à higienização. Além disso, o comerciante deve disponibilizar álcool gel 70% quando a pessoa entrar e ao sair dos provadores. Os clientes devem permanecer com a máscara durante a prova de roupas e acessórios. A prova de peças que entrem em contato com o rosto, como camisetas e blusas, segue proibida. As peças devem ser higienizadas após a prova ou devolução pelo cliente, nos casos de retirada do estabelecimento para experimentar em casa. Os provadores devem ter cartazes com orientações aos clientes. Antes e depois da prova de calçados, os usuários devem higienizar as mãos e o produto deve ficar em local arejado e não ser colocado imediatamente na caixa.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias comemorou de forma cautelosa o retorno da região para a bandeira laranja, que também permite maior flexibilização das atividades de serviços, entre elas a retomada dos restaurantes.
Para o presidente da entidade, Renato Corso, a decisão do governado é um respiro para a economia, mas é preciso redobrar a atenção para que as medidas sejam mantidas nas próximas rodadas de avaliação.
– Mesmo com redução parcial no atendimento, é um alento para dar continuidade aos negócios, especialmente nesta semana em que estamos às vésperas do Dia dos Pais. A prioridade é mantermos as empresas abertas, com todos os cuidados que temos tomado. É o momento de unirmos forças para superar este desafio. Entretanto, esperamos que, urgentemente, o governo do Estado faça um aperfeiçoamento no Modelo de Distanciamento Controlado, tornando-o mais equilibrado com todos os setores da economia – disse Corso, em nota.
A CDL defende, ainda, a retomada gradual das atividades de outros setores, como dos eventos e da educação infantil, que estão fechados desde março.




