
Depois da reação indignada de prefeitos dos municípios que tiveram a classificação no modelo de distanciamento social alterada de laranja para vermelho — o que endurece as regras para o funcionamento de diversos serviços —, o governador Eduardo Leite (PSDB) conversou com representantes de cada região nesta segunda-feira (15). A videoconferência com os prefeitos da Serra começou logo depois das 17h e reuniu Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Cotiporã, Garibaldi, Farroupilha, Canela e Veranópolis.
Por cerca de uma hora e meia, os chefes dos executivos municipais tentaram convencer o governador a rever a mudança. Mostraram números por eles considerados positivos, como a quantidade maior de curados do que pacientes com o coronavírus. Em Bento, por exemplo, conforme o boletim desta segunda-feira, eram 802 confirmados, sendo 696 casos curados.
— Apresentamos nossos dados, buscamos confirmar isso que estamos vivendo, que é uma desaceleração de contaminação, um aumento no número de curados e uma estabilidade, a menor então dos pacientes ativos com o coronavírus. Estamos com números animadores, diferente do governo do Estado, que enxerga outra realidade. Embora tenha sido difícil a reunião, conseguimos apresentar todos os dados produzidos no nosso município e na nossa região — disse Guilherme Pasin (PP), em vídeo publicado no Facebook, após o término do encontro.
O prefeito de Cotiporã e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda (PP), que acompanhou o encontro com Pasin, destacou no mesmo vídeo a diferença de entendimento entre Leite e os prefeitos em relação aos dados.
— Aqui não é essa realidade tanto é que os números estão caindo, ao contrário do que o governador afirma que existe uma tendência de crescimento — disse.
Eduardo Leite irá se reunir ainda nesta noite com o gabinete de crise para discutir a reivindicação dos prefeitos e decidir se irá manter a classificação ou atender ao pedido dos prefeitos. Conforme Breda, durante a conversa, ele apenas aceitou a sugestão feita por Pasin de avisar com antecedência mudanças de classificação para "possibilitar a tomada de algumas decisões para evitar essa brusca alteração de bandeira como aconteceu nesse final de semana".
De acordo com Flávio Cassina (PTB), prefeito de Caxias do Sul, em nenhum momento o governador deixou transparecer alguma tendência de rever a alteração na bandeira da região.
— Colocamos principalmente a questão da ocupação dos leitos, que está relativamente controlada. Ele ficou de levar em consideração as manifestações dos prefeitos. Vamos torcer. Enquanto isso, as regras precisam ser seguidas — frisa Cassina.



