
CORREÇÃO: Os pacientes que apresentaram resultado positivo para coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, encontram-se em isolamento domiciliar, não estando hospitalizados conforme informado em um primeiro momento pela pasta. A informação incorreta permaneceu publicada das 15h23min às 20h de 23/03/2020.
Ao menos sete pessoas já têm testes positivos para coronavírus em Caxias do Sul. Cinco casos entraram no levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) pela Secretaria Municipal da Saúde. Os pacientes foram testados na rede particular e, conforme a prefeitura, o Estado confirmou a aceitação dos resultados positivos nesta segunda. Por isso, eles ainda não constam no balanço estadual, atualizado pela última vez no domingo (22).
Os dois primeiros moradores de Caxias a terem a doença já estão curados. Os outros cinco em tratamento, encontram-se em isolamento domiciliar.
Leia mais
Hospital de campanha em Caxias poderá ser construído se houver pico de casos de coronavírus
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul
Postos de combustível de Caxias seguirão com restrição de horário
A Secretaria da Saúde deixou de divulgar dados específicos dos pacientes, como gênero e idade — a medida tem o objetivo de preservar a identidade de quem tem covid-19 e também foi tomada devido ao aumento significativo dos casos. Entre os confirmados mais recentemente, está o de primeira transmissão local, o que significa que a doença foi contraída em Caxias do Sul por uma pessoa próxima a outro paciente que viajou à Espanha.
— Já era esperado (que isso ocorresse), tanto que o Ministério da Saúde já declarou transmissão comunitária em todo o país – comenta o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro.
Conforme o secretário, o número de pacientes com a doença também está dentro da expectativa que se tinha para a cidade neste período. O primeiro caso foi confirmado em 13 de março.