Uma informação sobre vacina contra o coronavírus circula nas redes sociais e causa ainda mais preocupação. O relato é de que a formulação para imunização contra o vírus pode ser encontrada facilmente em carteiras de vacinação de animais. A informação que circula diz, ainda, que a vacina, muito utilizada por veterinários, estaria disponível e que até cães estão mais imunizados que seres humanos.
O que ocorre é que a vacina não protege contra a covid-19, já que são sete tipos de coronavírus desde que o primeiro foi identificado, na década de 1960.
— Mesmo existindo para animais, a imunização acontece para outros tipos do vírus e não para a covid-19. Atualmente não temos vacina que proteja! — diz a médica infectologista e coordenadora do setor de Infectologia no Hospital do Círculo, Giorgia Torresini.
Dos sete tipos de coronavírus, cinco causam apenas resfriados simples. A comunidade que foi atingida pela circulação do coronavírus mais antigo desenvolveu anticorpos, o que não garante imunidade ao formato atual de infecção, conforme a especialista.