
A prefeitura de Farroupilha publicou decreto que recomenda a suspensão de atividades de academias de ginástica e presenciais em universidades, suspende as aulas nas escolas municipais, restringe os atendimentos na prefeitura e prevê outras medidas para conter o avanço do coronavírus. O texto, assinado pelo prefeito em exercício, Pedro Pedrozo (PSB), está publicado no Diário Oficial do município de terça-feira (17).
Conforme o decreto, ficam suspensas a partir de quinta-feira (19), por tempo indeterminado, todas as atividades de escolas públicas municipais, tanto de ensino fundamental e médio quanto de educação infantil, além de museus, Centros de Atendimento Integral (CAIs), escolinhas esportivas do Parque Cinquentenário, Escola Pública de Música e Casa das Artes.
Diversos órgãos municipais suspenderam o atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira (23), entre eles o Procon, Secretaria de Educação, Coordenadoria da Mulher, Departamento de Proteção Animal, Ouvidoria Municipal, Conselho Tutelar e Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Humano. Nestes órgãos, o atendimento será apenas por telefone. Já os atendimentos para talão do produtor, sala do empreendedor e atendimento ao microempreendedor individual deverão ser agendados por telefone.
Leia mais
OMS desaconselha uso de ibuprofeno para tratar o coronavírus
Contenção avança na região, mas faltam leitos de UTI
Procon monitora preços cobrados por álcool em gel nos estabelecimentos caxienses
O decreto também suspende a utilização do ponto biométrico em todos os órgãos da administração municipal em Farroupilha, com o controle da presença passando a ser feito manualmente.
As medidas também atingem outras áreas públicas: o decreto determina o fechamento dos banheiros públicos no Parque dos Pinheiros e Parque da Imigração Italiana. Também estão suspensos os eventos em prédios públicos do município por 30 dias a partir de segunda-feira.
Recomendações
O texto recomenda ainda a não circulação e permanência de pessoas em parques, praças e outros locais públicos passíveis de aglomeração, a suspensão de atividades em estabelecimentos de viés turístico, suspensão das atividades de academias de ginástica e suspensão de atividades presenciais em universidades e escolas profissionalizantes. Outro item recomenda a suspensão ou cancelamento de eventos com grande aglomeração de pessoas, como bailes e festas, a partir de 23 de março.
O decreto também recomenda que velórios e funerais sejam realizados em locais com grande ventilação, adotando-se medidas de assepsia e evitando-se grandes aglomerações.
Leia também
Iguatemi Caxias reduz horário de atendimento em razão do coronavírus
Círculo começa a disponibilizar vacina contra a gripe em Caxias
Fiema Brasil é adiada em Bento Gonçalves devido ao coronavírus