
Os semáforos inteligentes instalados na RSC-453, no acesso ao bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, ainda precisam passar por ajustes. O sistema automatizado foi ativado na última sexta-feira (12) e faz uma leitura do trânsito em tempo real, por meio de câmeras. Os dados coletados são enviados a um software, que calcula o tempo das sinaleiras para melhorar a fluidez do trânsito.
Ao longo da semana, porém, congestionamentos foram registrados no trecho, principalmente no início da manhã. Relatos de motoristas são de que os semáforos estão fora de sincronia: quando um abre, outro mais à frente fecha.
De acordo com o secretário de Trânsito em exercício, Pedro Cogo, os tempos dos equipamentos ainda não são alterados de forma automática. Por enquanto, as câmeras realizam apenas a contagem de veículos, necessária para abastecer o software que administra o sistema. A previsão é de que esses dados sejam inseridos no programa até o fim do mês, quando uma equipe da empresa que fornece os aparelhos virá à cidade realizar os ajustes. A partir disso, os ajustes automáticos poderão começar.
Para Cogo, a explicação para os congestionamentos relatados pelos motoristas é uma alteração no comportamento do trânsito na região, sem influência dos semáforos. Além disso, ele afirma que a equipe responsável pela operação das sinaleiras ainda precisa se habituar ao novo sistema, que é o primeiro do tipo em Caxias.
- A programação (tempo) dos semáforos está exatamente como era. É um sistema muito novo e, por isso, precisamos de tempo para fazer as adequações necessárias - explica.
Com relação à falta de sincronia, o secretário em exercício afirma que já existia uma diferença de tempo entre os cruzamentos, para evitar excesso de velocidade.
- Eles têm de dois a três segundos de diferença para dar essa quebra (na aceleração) - destaca.
Apesar do ajuste estar previsto somente para as próximas semanas, técnicos da secretaria vão monitorar a dinâmica do trânsito na região para avaliar a necessidade de outras medidas para melhorar a fluidez do tráfego.