A Unimed Nordeste inaugurou terça-feira a nova unidade materno-infantil no Complexo Hospital Unimed, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A nova estrutura, localizadas no 4º e 5º andares do prédio, conta com centro obstétrico, com salas para parto normal e cirúrgico, UTIs neonatal e pediátrica, além de área de internação obstétrica e pediátrica (veja abaixo). O atendimento aos clientes, porém, só deve começar no dia 18 de janeiro.
Com a inauguração, a capacidade do Complexo Hospitalar Unimed salta de 112 leitos para 168 leitos.
Com uma demanda mensal de 222 partos e 116 internações infantis (zero a 14 anos) por mês, a nova unidade deve concentrar os atendimentos aos beneficiários, que hoje recorrem a centros obstétricos e leitos infantis em outros hospitais de Caxias do Sul.
— A ideia é absorver todos os partos das clientes de Caxias do Sul e também as gestantes de alto risco da região, já que atendemos a outros 17 municípios (como Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e São Marcos, por exemplo) — diz o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Marcelo Fonseca Frigeri.
Para a abertura da nova ala, a Unimed Nordeste-RS contratou 300 profissionais, principalmente da área da enfermagem. Essa nova equipe, que se soma aos outros 2 mil funcionários, passará por treinamentos, simulações e ajustes nesses primeiros 30 dias de funcionamento.
A unidade materno-infantil é a segunda etapa de uma ampliação iniciada em março de 2014. A primeira delas, com corte de fita em março de 2017, deu início ao funcionamento do Pronto-Atendimento Caxias do Sul, do Centro Cirúrgico Ambulatorial e da Farmácia Unimed junto ao Complexo. Ao longo de 2018, também foram inauguradas no prédio da ampliação a Hemodinâmica e a Endoscopia. A terceira fase, ainda sem data para inauguração, marcará a inauguração dos últimos dois andares. Nesses pavimentos, conforme o presidente, devem ser instaladas mais unidades de internação. Também haverá uma área de espera, para se, necessário, dar lugar a mais leitos de UTI.
O investimento total no complexo chega a R$ 130 milhões, sendo que apenas na unidade materno-infantil o investimento foi de R$ 40 milhões.
A nova unidade materno infantil
4º andar
Centro obstétrico
- Setor de parto normal, com 2 quartos de pré-parto, parto e pós-parto e 5 leitos de observação.
- Setor de parto cirúrgico, com 3 salas de parto cirúrgico e 8 leitos de recuperação
UTIs
- 10 leitos individualizados de UTI neonatal
- 5 leitos individualizados de UTI pediátrica
- 7 leitos de cuidados intermediários
5º andar
Internação obstétrica
- 22 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento
Internação pediátrica
- 13 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento
- Brinquedoteca