Falhas na comunicação entre as secretarias municipais levam a prefeitura de Caxias do Sul a gastar mais do que deveria em obras públicas. Exemplo disso é a pavimentação e a ampliação da rede de água na Rua José Tovasi, entre os bairros Bela Vista e Cruzeiro. Os serviços competem a dois setores diferentes e foram executados em curto espaço de tempo sem a troca de informações. O resultado foi a retirada parcial de um asfalto novo para implantação de canos.
Se houvesse troca de informações, possivelmente a pavimentação teria sido realizada somente após a escavação. Na prática, a prefeitura pagará duas vezes por um serviço, mas a comunidade receberá de volta uma via parcialmente retalhada.
Em novembro passado, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade concluiu a pavimentação da José Tovasi - antes era de paralelepípedo. Os moradores comemoraram porque a iniciativa facilitou a ligação com a Luiz Michelon e a Avenida França. Há cerca de 15 dias, máquinas da Conster Construções, contratada pelo Samae, arrancaram parte da camada asfáltica da Tovasi, entre as ruas José Bisol e Professor Jerônimo Ferreira Porto. A medida serviu para colocar tubulações da rede de distribuição de água. A obra da autarquia estava programada desde 2012, mas o município desembolsará mais dinheiro para repor o pavimento retirado.
A pavimentação da José Tovasi foi uma melhoria da Secretaria de Trânsito, que ignorava a intenção do Samae de escavar a rua. Por esse motivo, ordenou a obra da Tovasi e de um pedaço da Avenida França para melhorar o fluxo naquela área da cidade.
O diretor do Samae, Edio Elói Frizzo, admite a falta de comunicação para explicar a intervenção posterior na Rua José Tovasi. Ele diz que esse tipo de problema está sendo corrigido por um comitê formado por representantes de diversas secretarias. O grupo se reúne todas as terças-feiras para esclarecer quais projetos estão em andamento e evitar o retrabalho.
- Usamos a reunião para avaliar andamento de projetos do PAC e também para evitar o desencontro na execução de obras e no planejamento - garante Marrachinho.
Desperdício
Falta de comunicação entre secretarias faz prefeitura de Caxias do Sul gastar mais recursos em obras
Comitê se reúne toda semana para tentar corrigir planejamento e evitar desperdício
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project