A dois meses do início da Jornada Mundial da Juventude, em 23 de julho, cerca de 400 participantes da caravana da Diocese de Caxias do Sul já estão no clima do evento, por meio de diversas atividades preparatórias.
Uma das cidades mais mobilizadas é Garibaldi, com 50 integrantes na excursão. Para contemplar todos os interessados, o grupo realizou bingo, brechó, e, no último domingo, um almoço para 500 pessoas. Mensalmente eles se encontram para buscar integração, formação e espiritualidade. Também têm aproveitado a mobilização para animar as comunidades, visitando os 30 bairros da paróquia São Pedro.
- Dizem que o jovem não é engajado, mas a preparação para a Jornada já mostrou o contrário. Muita gente está ajudando. O que está sendo feito não é só para o evento, mas sim para levar Jesus aos jovens, e isso vai continuar depois de julho, junto com todas as amizades- acredita a participante Fernanda Feldmann, 16 anos.
O namorado de Fernanda, Iago Ferret, 19, também irá para a Jornada e será ordenado ministro da Eucaristia até a viagem. Para ele, a Igreja está aprendendo a conviver com diferentes gerações ao mesmo tempo. Uma prova, é que os pais dele, engajados no trabalho com a juventude inicialmente para acompanhá-lo, irão agora para o encontro como organizadores da caravana.
- Eu e meu marido trabalhamos na motivação e na busca por recursos para os que não tinham condições. Acabamos nos envolvendo tanto que, sem perceber, decidimos participar. Quero que os jovens daqui possam ver uma grande juventude católica, gerando esperança em seus corações - afirma a mãe de Iago, Nadia Simonaggio Ferret, 42.
De acordo com o pároco da Igreja São Pedro, frei Jadir Segala, investir no jovem é investir na renovação da igreja.
- A paróquia está percebendo que a preparação para a Jornada despertou uma missão grande na juventude. Os 50 participantes ainda não foram e já estão contagiando as comunidades e até outros jovens. Imagine quando eles voltarem- coloca Jadir.
No espírito
A dois meses da Jornada Mundial da Juventude, 50 jovens de Garibaldi arrecadam fundos para viagem ao Rio
O grupo se encontra mensalmente para buscar integração, formação e espiritualidade
GZH faz parte do The Trust Project