Em razão da prestação de contas ter sido recusada pela prefeitura, a Associação dos Recicladores de Caxias do Sul (Arcs) terá que devolver cerca de R$ 127 mil aos cofres públicos.
Além disso, teve que desocupar no dia 11 as instalações da Usina de Beneficiamento de Material Plástico, prédio público que a entidade explorava.
As duas determinações partiram da prefeitura, após auditoria. Os administradores da Arcs devem ser notificados nesta semana da devolução do dinheiro. O valor será inscrito em dívida ativa e cobrado por ação judicial.
- A prestação foi objeto de apreciação pelo controle interno. Verificou-se que os valores repassados não tiveram a correspondente prestação de conta como despesa válida. As notas apresentadas não justificavam aquilo ali. E a defesa apresentada pelos interessados foi julgada insubsistente - disse o procurador-geral do município, Lauri Romario Silva, sem explicar que tipos de gastos não estavam de acordo com o convênio firmado entre a associação e a prefeitura.
Mas da onde os integrantes, que vivem da reciclagem, tirarão o dinheiro? O Pioneiro contatou Antônio Leonércio dos Santos, dirigente da Arcs em 2010 e 2011, e ele nega irregularidades na sua gestão.
Elisete da Silva Rosa, conhecida Bete, que assumiu a entidade em 2011 e deixou a função neste mês, não foi localizada. O atual presidente, Juarez Antônio Mello Netto, que era vice de Bete, está no cargo desde 18 de abril.
Netto não sabe como será efetuado o pagamento e nem qual o procedimento a ser adotado daqui para a frente.
Recursos públicos
Associação dos Recicladores de Caxias do Sul terá que devolver dinheiro ao município
Prestação de contas da entidade não foi aceita
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: