Pelo segundo ano consecutivo, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) executa a Operação Queimadas. Atividades educativas e de fiscalização ocorrem em municípios da Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias desde o dia 11 de agosto. A ação vai seguir em setembro.
Nos primeiros 14 dias, foi detectada a queima de 3.566 hectares. A área é danificada com fogo, uma prática comum nessas regiões, apesar de ilegal, para a renovação das pastagens.
O montante de área que sofreu o dano equivale ao tamanho de 7.132 campos de futebol, conforme o CABM.
Os responsáveis pelas queimadas responderão por crime ambiental e estão sujeitos a pagar uma pesada multa: R$ 1 mil por hectare atingido.
Desde o início da operação até quarta-feira (24), foram confeccionados 17 termos circunstanciados (quando a pessoa que cometeu o crime foi localizada). Em 2010, nos dois meses, o comando constatou a queima de 3.600 hectares nos municípios de Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Jaquirana. Mas naquela ocasião, apenas quatro responsáveis pelas queimadas haviam sido encontrados.
Leia mais sobre o assunto na edição do Pioneiro desta quinta-feira.
Geral
Polícia ambiental combate queimadas na Serra
De 11 de agosto até o dia 24, o fogo provocado por produtores danificou 3.566 hectares
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: