Caxias do Sul é a única cidade do Estado e uma das cinco do país que receberá o programa Consumo Consciente e Reciclagem Total de Resíduos, criado pela Organização não governamental (ONG) WWF Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA).
Alguns dos critérios que contribuíram para a escolha de Caxias do Sul foram: o porte da cidade, o desenvolvimento de projetos de reciclagem e a inclusão social do catador de lixo.
Nesta segunda-feira representantes destas entidades visitaram a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e o Aterro Municipal Rincão das Flores para fazer um diagnóstico das necessidades da cidade e, assim, criarem o plano de trabalho.
O trabalho a ser desenvolvido tem por objetivo divulgar os princípios do consumo consciente e estimular a mudança de comportamento e valores da sociedade.
O programa envolve também o desenvolvimento e a implementação de modelos de negócios sustentáveis e o aperfeiçoamento dos critérios sociosambientais na análise de crédito e investimentos.
- Comprar produtos que possuam embalagens reaproveitáveis e utilizar o mínimo de sacolas plásticas no supermercado são algumas das maneiras de praticar o consumo consciente. Depositar somente no aterro aquilo que não pode ser reciclado nem aproveitado é reciclagem total. O consumidor consciente está atento às consequências de suas compras, uso ou descarte de produtos ou serviços - explica o coordenador do Programa para Sociedades Sustentáveis da Ong, Fábio Cidrin.
Entre os meses de agosto e setembro, a WWF Brasil organizará oficinas e audiências públicas para ouvir as necessidades e sugestões da comunidade. A ações serão desenvolvidas durante os próximoas cinco anos.
Geral
Programa Consumo Consciente será implantado em Caxias
Cidade é a única que receberá o projeto no Estado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: