Munidas apenas de velas, cerca de 250 pessoas participaram em Caxias do Sul do encontro Hora do Planeta, realizado na noite deste sábado, no interior da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Entre 20h30min e 21h30min, a população mundial foi incentivada a apagar as luzes em benefício do consumo consciente dos recursos naturais.
A segunda edição do ato em Caxias teve a participação do Coro da Universidade de Caxias do Sul, que apresentou canções do tradicional espetáculo "Terra". Compuseram a trilha clássicos como "Caçador de Mim" e "Ponta de Areia", além de músicas com temática da natureza em suas letras.
O encontro foi organizado pelo Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza. De acordo com Gabriel Lazarotto Simioni, um dos fundadores da ONG, a Hora do Planeta busca conscientizar as pessoas não apenas a respeito da preservação ambiental, mas da importância de pequenos atos do cotidiano.
- O somatório de pequenas atividades, com um pequeno grupo de pessoas, é capaz de dar início a uma série de transformações. É isso que buscamos. Instigamos as pessoas a se perguntar o que elas querem deixar para seus filhos. Essa reflexão é muito importante - ressalta.
Acompanhada da avó, Marinês Castro da Luz, 62 anos, a pequena Jéssica Tomás da Luz, oito, demonstra desde cedo a preocupação com o consumo consciente e a destinação final de resíduos sólidos.
- Ajudo a separar o lixo, sei da importância disso para as pessoas. Não é só poupar luz, não - comenta.
A avó destacou o empenho que os jovens de hoje têm com a questão.
- Se na minha época tivéssemos sido melhor educados para preservar mais, separar o lixo, cuidar das árvores, acho que o planeta estaria em uma situação melhor -compara.
Geral
Hora do Planeta reúne cerca de 250 pessoas em Caxias do Sul
Encontro ocorreu neste sábado, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes
Rodrigo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: