O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que encerrou a operação de fiscalização no Rio Grande do Sul para coibir desmatamento ilegal em área de Mata Atlântica.
Segundo o órgão, todas as 25 serrarias do município de Jaquirana foram vistoriadas, o que resultou em 13 embargos, 26 autos de infração lavrados, R$ 2,8 milhões em multas aplicadas, apreensão de 828,86 metros cúbicos de araucária e 3.366,96 metros cúbicos de pinus. Também houve notificações exigindo dos empreendimentos o registro no Cadastro Técnico Federal (CTF).
De acordo com o Ibama, ele realizou duas vistorias em Planos de Manejo de Araucárias na região. Em um deles teria sido flagrado o descumprimento do alvará de corte expedido pelo órgão de defesa florestal do Estado, o Defap. Segundo Carlos Henrique Jung Dias, um dos coordenadores de campo da ação, "chamou a atenção o descaso em relação ao registro no CTF, já que, mais da metade das empresas fiscalizadas apresentaram algum tipo de irregularidade em relação ao cadastro".
Conforme o Ibama, a madeira apreendida na operação será destinada para construção de casas populares na Serra. Os proprietários de serrarias reclamam que a fiscalização foi determinada sem que os estabelecimentos fossem advertidos ou alertados sobre irregularidades.
Geral
Ibama embarga 13 serrarias de Jaquirana
Ação faz parte de fiscalização para coibir desmatamento ilegal
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: