
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves se prepara para atuar em uma nova sede: o Palácio Presidente Ernesto Geisel. Prevista para o início de dezembro deste ano, a mudança tem como objetivo oferecer um espaço mais moderno, acessível e tecnológico aos servidores do legislativo, além de ampliar a realização de atividades abertas à comunidade e de iniciativas voltadas a temas de interesse público.
Planejado tanto para atividades parlamentares quanto para o uso da comunidade, o espaço promete dar início a um novo capítulo na história de Bento Gonçalves. Confira detalhes de sua estrutura e descubra como a nova sede ajudará a incentivar ainda mais a participação ativa da população na vida pública.
Infraestrutura completa
Construída após uma determinação legal do Ministério Público do Trabalho (MPT), a nova sede da Câmara Municipal de Bento Gonçalves conta com 3,6 mil metros quadrados, divididos em três andares para abrigar plenário, setores administrativos e gabinetes. Desde a concepção, o prédio foi pensado para oferecer acessibilidade, com rampa de acesso e elevadores que contemplam garagens em todos os pavimentos.
O plenário, por sua vez, conta com 100 lugares, microfones individuais, sistema de votação digital e painéis em LED. Além de receber sessões ordinárias, o espaço poderá ser utilizado para atividades comunitárias. O mesmo vale para o plenarinho, que oferece uma área voltada a reuniões, audiências e encontros para até 60 pessoas.
O prédio conta ainda com locais para realizar exposições e atividades culturais, além de eventos de entidades e escolas. Há também o Gabinete de Crise, que poderá receber ações de conselhos municipais, associações e outras entidades.
Iniciativas na nova sede
Nas últimas semanas, o Palácio Presidente Ernesto Geisel já teve sua estrutura utilizada como palco de eventos importantes para o município. Entre eles, destaca-se a solenidade de entrega das carteiras profissionais e certificados aos novos corretores de imóveis da cidade, conduzida pelo Conselho Regional de Corretores (Creci-RS).-
No final de setembro, o local também recebeu uma iniciativa relacionada à conscientização sobre o Alzheimer. Apoiada pela Câmara, em parceria com o Hospital Tacchini e o Bento+20, o evento “Despertando Bento – Um encontro pela saúde do cérebro e pela longevidade” foi realizado no dia 25, no plenarinho.
Conexão com a população
Apesar de ainda não ter sido inaugurada oficialmente, a nova sede da Câmara Municipal já teve sua primeira Sessão Ordinária no novo plenário. Em 18 de agosto, os vereadores da cidade se reuniram no local e reforçaram o compromisso da instituição com a análise das matérias de interesse público, a fiscalização e o debate das demandas da comunidade.
A casa legislativa também ressaltou a importância de continuar apoiando eventos que colaboram para melhorar a qualidade de vida da população local. Um bom exemplo é a 2ª Caminhada “Juntos por um Trânsito Mais Seguro!”, que ocorreu em 24 de setembro, reunindo alunos de escolas do município em um circuito voltado à valorização da vida e à promoção de um trânsito mais seguro.



