
Natã Kuhn Freitas Nascimento, conhecido como NK, é um dos destaques do Caxias do Sul Basquete. O pivô foi peça fundamental na equipe para a classificação à Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes, Liga de Desenvolvimento de Basquete 2026 (LDB). Em 11 jogos, apenas duas derrotas e a quarta colocação no Grupo A.
— Foram todos jogos bem fortes. Não teve nenhum jogo tão fácil. E os dois jogos que a gente perdeu foi mais um detalhe mesmo. Perdemos para nós mesmos e trabalhando bastante para não cometer o mesmo erro na fase final agora — comentou NK, em entrevista no Show do Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
As 24 equipes foram divididas em dois grupos de 12 participantes, com subdivisões. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único dentro do próprio grupo, totalizando 11 partidas para cada equipe.
Os oito melhores colocados de cada grupo avançaram à Fase Final. Os times que terminarem entre o primeiro e quarto lugar disputam a Série Ouro. Esse é o caso do Caxias do Sul Basquete. NK foi o líder em média de pontuação, arremessos e eficiência na equipe da Serra na primeira fase.
— Eu acho que isso é mais sobre o time todo. A confiança que todos os meus companheiros de equipe tem em mim, de me passar a bola, deixar livre em certos momentos. O Espiga também, nosso treinador, que passa confiança pra todo mundo e agradecer por isso — analisou.
Família
Natural de Santa Cruz do Sul, desde pequeno, NK teve uma grande influência da família. Filho e sobrinho de atletas, Ricardo e Adilson Nascimento, o atleta aproveitou o DNA da família e entrou para o esporte.
— Comecei através do meu pai. Meu pai foi jogador, família toda de jogadores, tios, primos e eu assistia meu pai jogando. Quando eu era pequeno, eu sempre ia para os jogos com ele, gostava de arremessar ali de vez em quando. E aí eu comecei no sub-13 para brincar no Banespa. Me deram a oportunidade e depois fui seguindo o caminho — contou.

Natã iniciou a trajetória no basquete ainda criança, no Banespa, e ganhou sua primeira grande oportunidade aos 16 anos, no Basket Osasco.
Após estrear no NBB 2024/25 pelo São José, com pouca utilização, teve mais espaço no Botafogo, onde disputou 22 partidas e registrou média de 11,4 minutos por jogo. Foi também em São José que surgiu seu apelido.
— Eu morava em São José ainda, ano passado. Eu estava com alguns companheiros de time em casa, brincando. Falamos de escolher uns apelidos pra gente. Daí juntei meu nome com a parte da família da minha mãe que é alemã. Todo mundo começou a me chamar assim tanto no adulto quanto na base, daí eu fui lá e já botei na camisa — finalizou.
A próxima etapa será disputada entre os dias 14 e 19 de setembro, no ginásio Wlamir Marques, do Corinthians, em São Paulo. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal.
Série Ouro
Grupo C: Pinheiros, Caxias do Sul Basquete, São José-SP e Franca
Grupo D: Corinthians, Minas, Paulistano e Pato Basquete






