
No ano em que completa 15 anos de fundação, a Apafut vive um grande momento. Pela primeira vez, o time caxiense disputará a Divisão de Acesso do Gauchão. Porém, o clube lida com algumas dúvidas de planejamento para que a ocasião histórica aconteça da melhor forma possível.
Após o vice-campeonato da Terceirona Gaúcha, um dos fundadores do clube, Jeferson Borges, participou do Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra. Durante a entrevista, o coordenador comentou sobre a responsabilidade de disputar a competição:
— Nós gostamos de fazer as coisas com os pés no chão. A gente nunca quer trazer uma dívida grande para o clube. A Federação Gaúcha cobra as exigências muito maiores na Divisão de Acesso e o número de jogos também aumenta. E se aumenta a responsabilidade, a gente vai ter que aumentar também o nosso corpo de trabalho — disse.
Dentre os tópicos para melhorias, Jeferson pontuou o aumento da direção do clube, além de questões financeiras para a contratação de atletas. E, a questão principal: onde a Apafut irá jogar em 2026?
— Hoje atuamos no campo do Sesi, porém ele precisaria de alguns ajustes para utilizarmos ele na Segunda Divisão. Nosso objetivo é nos juntarmos com a prefeitura, para jogar um pouco de responsabilidade para eles também, tendo em vista tudo o que a disputa da competição pode gerar para a cidade — destacou.
Jeferson reforçou que, apesar das ofertas, a Apafut não pretende sediar suas partidas em outra cidade. Para médio à longo prazo, o objetivo da terceira força do futebol caxiense é atuar no Estádio Municipal, que não consegue atendar às demandas da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) atualmente.
Resposta do Secretário de Esporte e Lazer

Em entrevista ao Show dos Esportes, Olmir Cadore, secretário de Esporte e Lazer, foi questionado sobre a situação do Campo Municipal.
— Me coloquei à disposição e vou lutar para que os jogos sejam em Caxias do Sul, mas é evidente que, se as mudanças e o investimento forem muito grandes, a demora para isso acontecer é maior — respondeu.
Olmir deixou claro que dificuldades podem surgir. Além disso, a prefeitura busca adquirir o Complexo do Sesi, podendo se tornar mais uma alternativa para reformas, sediando assim, a Apafut em 2026.
— O terreno onde o Sesi está instalado é do Município. Existe um contrato, porém há uma negociação para a Prefeitura adquirir a estrutura também. Se formos contemplados, podemos também criar um ginásio poliesportivo, uma das grandes bandeiras que levanto — finalizou o secretário.
