
A Copa Sul-Sudeste é uma novidade para a temporada 2026 do calendário do futebol brasileiro. A competição será um campeonato regional, assim como a Copa do Nordeste e a Copa Verde. O Caxias vive a expectativa se o Inter irá disputar o torneio. Se desistir, a vaga será do time grená.
— Sobre a Copa Sul-Sudeste, nós oficialmente não fomos comunicados. As notícias saem e o que a gente tem aparentemente certo é que, que, na eventualidade do Internacional não participar, a vaga seria do Caxias. Essa é uma informação extraoficial e a gente acredita que ela esteja correta. Então, a partir daí, é aguardar a definição ou não, não adianta a gente ficar imaginando muita coisa agora — comentou o executivo Léo Franco.
A recém-criada Copa Sul‑Sudeste reunirá 12 equipes da região, com representantes de cada Estado, à exceção do Espírito Santo, que permanecerá vinculado à Copa Verde. O calendário prevê 42 confrontos, distribuídos entre 25 de março e 7 de junho.
O regulamento do torneio estabelece que clubes envolvidos em competições organizadas pela Conmebol — como Libertadores e Sul-Americana — ficam impedidos de participar da nova disputa. Além disso, as equipes que conquistarem vaga por meio dos campeonatos estaduais poderão abrir mão da participação sem sofrer qualquer tipo de sanção federativa.
No cenário gaúcho, o Inter assegurou sua presença por ter conquistado o título estadual de 2025 e não integrar nenhuma competição continental. Caso opte por não jogar a Copa Sul-Sudeste, a Federação Gaúcha repassará a vaga ao Caxias, quarto colocado do Gauchão 2025. Já o Grêmio, vice-campeão do Gauchão, está garantido na Sul-Americana, o que abriu espaço para o Juventude assumir o lugar destinado de um dos representantes do Estado.





