
Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Clássico Ca-Ju 100 pelo Gauchão promete movimentar a Serra. Mas para o torcedor do Caxias, além do momento atual, existe um combustível especial que vem do passado: a lembrança da última vez em que o time superou o maior rival em seus domínio. Foi no dia 9 de março de 2019, um sábado que ficou marcado na história como o dia da superação absoluta. Na oportunidade, o Caxias faturou o troféu RBS TV Caxias 50 anos.
Lá se vão sete anos desde aquele Ca-Ju 283. Naquela tarde, o Caxias não apenas venceu seu maior rival fora de casa. Ele deu uma aula de eficiência, mesmo jogando com um atleta a menos por mais de 50 minutos.
O show de Rafael Gava

O time comandado pelo técnico Pingo entrou em campo com uma organização que desestabilizou o Juventude desde os primeiros movimentos. Logo aos 14 minutos, o lateral Samuel Balbino serviu Ruan, que chutou cruzado para o Rafael Gava abrir o placar.
O jogo parecia que ganharia contornos dramáticos quando, aos 38 do primeiro tempo, Samuel Balbino recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um a menos e muito tempo pela frente, esperava-se um Juventude sufocante. O que se viu, no entanto, foi o contrário. Apenas quatro minutos após a expulsão, o Caxias teve um pênalti a seu favor. Rafael Gava, com frieza de veterano, deslocou Marcelo Carné: 2 a 0 antes do intervalo.
A consagração na Ferradura Norte

No segundo tempo, o "impossível" aconteceu. Mesmo em desvantagem numérica, o Caxias seguiu letal nas bolas paradas. Aos 13 minutos, após cobrança de falta de Gava e um desvio de Foguinho, o zagueiro Junior Alves antecipou-se ao goleiro para marcar o terceiro gol.
A imagem dos jogadores grenás comemorando diante da Ferradura Norte ficou marcada na memória do torcedor. O time que fez história no Ca-Ju 283 teve a seguinte escalação: Lee; Muriel, Junior Alves, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Rafael Gava e Diego Miranda (Léo Jaime); Bruno Alves (Marabá) e Ruan (Eduardo Diniz).
De 2019 para cá, muita coisa mudou. O Caxias teve três clássicos na casa do rival e não conseguiu mais vencer. Foram dois empates e uma derrota.





