
O Desafio Gigantes do Vôlei proporcionou um momento especial para Fernando Kreling, o Cachopa. Levantador da seleção brasileira adulta e atualmente jogando na Itália, o atleta de 29 anos atuou pela primeira vez como profissional na cidade natal. E foi ovacionado pelos fãs na entrada em quadra e depois do evento era um dos mais assediados.
— É um sentimento especial. Foi a primeira vez que joguei em Caxias do Sul após a minha saída, quando tinha 17 anos. Tive a oportunidade de jogar aqui no Rio Grande do Sul pelo Sada/Cruzeiro, mas nunca aqui em Caxias. Fiquei com um friozinho na barriga de jogar na frente da minha família, dos meus amigos, das pessoas que conheço. É diferente — destacou o jogador.
Além do fato de voltar a Caxias do Sul, Cachopa também dividiu a quadra com o irmão mais velho, Felipe, mais conhecido no vôlei como Feijão. Em um evento que serviu também para reacender a chama da modalidade na região, o exemplo da dupla é perfeito. Na época em que atuava na base da UCS, o caçula tinha a referência da equipe de alto rendimento que atuava na Superliga, onde estava Feijão.
— Quando comecei a jogar, tinha o espelho da equipe adulta da UCS. Então, tive a oportunidade de vivenciar isso, de ver a rotina deles, treinando e jogando, todo o processo de um jogador profissional. E hoje é uma pena que não tenhamos isso para os jovens que estão almejando esse lugar. Esse exemplo perto é muito importante —destacou Cachopa, que ainda falou sobre a importância do Gigantes do Vôlei para a cidade:
— Quando me convidaram, aceitei de imediato. Acredito que a região precisa incentivar o esporte profissional, e aí não digo só do vôlei. Precisamos desse incentivo porque é uma região que sempre teve essa história e hoje estamos carentes.
Cachopa retorna nesta segunda-feira (19) para Saquarema, onde continua a preparação com a seleção brasileira de vôlei, comandada por Bernardinho, que disputará a Liga das Nações a partir de junho.