Depois de segurar o vice-campeão continental, ao empatar em 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro, chegou a hora do Juventude enfrentar o Palmeiras, atual campeão da Copa Libertadores da América. O Papo busca hoje sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2021, a partir das 21h30min, no Estádio Alfredo Jaconi.
Além de ser o reencontro de alviverdes, que fizeram confrontos marcantes por Libertadores e Brasileirão nas décadas de 1990 e 2000, a partida também marca a volta do atacante Breno Lopes ao Estádio Alfredo Jaconi. Autor do gol do título continental palestrino, ele foi contratado pelo Ju no início de 2019. Embora reserva na campanha de acesso à Série B, com Marquinhos Santos no comando, marcou gols importantes e deu sequência ao seu desenvolvimento com empréstimos para Figueirense e Athletico-PR. No retorno para Caxias do Sul, foi o principal jogador do Juventude na Segunda Divisão e vendido em novembro do ano passado ao Palmeiras por aproximadamente R$ 7 milhões.
— É bacana ver o crescimento do Breno, porque lá atrás ele apresentava virtudes para ter oportunidades na Série A. Não estava presente no comando, mas no retorno ele apresentou um amadurecimento tático e pessoal. É um atleta do bem, que sempre busca treinar e se aperfeiçoar. Por isso ele é merecedor do que tem acontecido na carreira dele — diz Marquinhos Santos, técnico do Ju.
Estratégia
Após conquistar dois pontos diante de Cuiabá e Santos fora de casa e ser derrotado no Jaconi pelo Athletico-PR, o Verdão caxiense busca seus primeiros pontos como mandante na Série A. Diante do Peixe, Marquinhos Santos promoveu a entrada de Elton no meio-campo e Marcos Vinicios no ataque, com Chico saindo da ponta esquerda para atuar centralizado. Mateus Peixoto ficou no banco de reservas, mas pode retornar ao time nesta quarta-feira. Independentemente de quem começar, o técnico Marquinhos Santos espera um time mais ofensivo.
— Em casa, nós temos que agredir mais e ser mais ofensivos, mesmo sabendo do potencial e força do Palmeiras. Temos que procurar construir situações que deixem eles desconfortáveis. A estratégia para cada jogo muda em relação ao resultado. Então vamos ver o Palmeiras e fazer as escolhas para o jogo — comenta o treinador, destacando que a formação titular será definida após a avaliação fisiológica dos atletas, já que houve pouco tempo de recuperação desde o retorno de Santos.
Reforços
O lateral-esquerdo William Matheus será uma das novidades do Juventude diante do Palmeiras. A dúvida é se ele começa o jogo ou fica como uma alternativa no banco de reservas, já que no último treinamento ele foi testado no lugar de Alyson, porém ainda não está em condições físicas de atuar em um jogo completo. Roberson, com uma nova lesão muscular, permanece de fora. O atacante Paulinho Boia, que chega por empréstimo do São Paulo, foi regularizado e pode ficar à disposição.
— William Matheus foi relacionado, mas não para jogar 90 minutos. Vamos avaliar se começamos com ele, ou se ficará para o segundo tempo. O Roberson, infelizmente, voltou a sentir uma lesão. Então vamos prepará-lo melhor para a sequência da temporada — destacou o treinador jaconero.
Rival vacinado e sob desconfiança
Antes de viajar para Caxias do Sul, o Palmeiras fretou um avião e foi para o Paraguai, onde fica a sede da Conmebol, para sua delegação receber a primeira dose da Sinovac, vacina chinesa doada pela entidade aos seus principais filiados. Depois de perder três finais em sequência (Recopa Sul-americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Paulista) e ser eliminado para o CRB na Copa do Brasil, o trabalho do português Abel Ferreira passou a ser mais cobrado.
Os paulistas vem de um empate em 1 a 1 no clássico contra o Corinthians e não devem contar com Danilo, Danilo Barbosa e Patrick de Paula, que se recuperam de lesão. Wesley está suspenso e Weverton na Seleção Brasileira. Desta forma, Abel Ferreira deve escalar a equipe com Jailson; Mayke (Marcos Rocha), Luan, Renan e Victor Luis; Felipe Melo, Gustavo Scarpa (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Rony, Breno Lopes e Luiz Adriano