
Já consolidadas no calendário de eventos da Serra, ExpoBento e Fenavinho de 2025 chegaram ao fim neste domingo (22). A 33ª edição de uma das maiores feiras multissetoriais do país e a 20ª Festa Nacional do Vinho reuniram mais de 280 mil visitantes, o maior público da história, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Foram 515 expositores — outro número recorde — e uma estimativa de movimentação de R$ 60 milhões em negócios — expectativa 10% superior a inicialmente prevista.
Anúncio da data das próximas edições deve ocorrer em até 30 dias e será feito pelas organizações da ExpoBento e Fenavinho.
Foram dias intensos de feira e festa. Além dos produtos e experiências oferecidas pelos expositores de segmentos como moda, variedades, setor automotivo, agroindústria, vinícola e de gastronomia (destes, 40% foram novos participantes com relação à edição anterior), o público também pôde contar com 11 cursos de degustação de vinhos e mais de 25 oficinas gastronômicas de forma gratuita.
Ao longo dos onze dias de programação, foram comercializadas mais de 42 mil garrafas de vinhos e espumantes.
Destaque também para as mais de 100 atrações artísticas e o espaço temático do Bodegão, da Fenavinho, que buscou relembrar a cultura da uva e do vinho e compartilhar os hábitos e costumes dos 'gringos' em plenos 150 anos da imigração italiana no RS.
— Assim, vamos construindo a continuidade da nossa querida Festa: conectando passado, presente e futuro, em uma relação que ao mesmo tempo valoriza nossa história e raízes, e trabalha para manter viva nossa cultura, transmitindo o legado deixado pelos imigrantes italianos, que tanto nos orgulha, como inspiração para as próximas gerações. Tenho certeza de que todos aqueles que passaram por aqui, erguendo suas taças e brindando conosco, levarão consigo um pouco desse encantamento e do amor pela Fenavinho que une a todos nós —comentou o coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo.