Hotéis, hostels, pousadas e motéis de Gramado, na Serra, puderam reabrir há cerca de um mês, mas nem todos retomaram as atividades. Durante entrevista nesta quarta-feira (3) ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra, o secretário municipal do Turismo, Rafael Carniel de Almeida, disse que, apesar do decreto municipal ter sido publicado no último dia 6, a reabertura dos estabelecimentos aconteceu a partir do dia 8. Conforme ele, nesse período, 40% dos hotéis da cidade voltaram às atividades respeitando o decreto que prevê uma ocupação de até 50% do total de leitos de cada estabelecimento.
— Os hotéis que abriram, muitos tiveram uma grata surpresa quanto à ocupação, tendo atingido a capacidade máxima que são 50% de hospedagem. O projetado pelo trade turístico para o mês de maio era de 12%. Então, naturalmente, se teve uma satisfação em perceber disposição do turista em voltar a visitar a cidade e consciente do uso da máscara, da utilização do álcool gel e mesmo com a restrição do nosso decreto que autoriza praticamente só o uso do quarto. As áreas comuns do hotel, inclusive áreas de convívio social, ficam fechadas.
Ouça a entrevista na íntegra:
Sobre uma volta em relação ao aluguel de temporada na cidade, impedido neste momento, o secretário disse que a prefeitura estuda um novo decreto com possibilidade de reabertura do serviço e que pode ser anunciado nos próximos dias.
— Deve sair a novidade nesta semana sobre a possibilidade de retorno do aluguel de temporada, mas o protocolo de higienização dos apartamentos será rígido, tal qual é na hotelaria. Os canais de denúncia vão estar abertos para qualquer tipo de reporte e ação da Vigilância Sanitária prontamente a qualquer tipo de reclamação do inquilino de temporada.
O titular da pasta destacou durante a entrevista que torce para que o pandemia do coronavírus comece a demostrar, nos próximos meses, um decréscimo de casos, possibilitando uma maior presença de turistas na Região das Hortênsias.