
O Sesi investirá R$ 9 milhões para a construção de uma sede em Farroupilha. A previsão é que a construção, na Rua Papa João VVIII, no bairro São Luiz, esteja pronta em um ano. O município é o único do Estado em que o serviço não tem um prédio próprio. Hoje, funciona em um espaço alugado na Rua Tiradentes, próximo à prefeitura, no Centro.
O terreno de 11,7 mil metros quadrados para a nova edificação foi cedido pelo município por meio de uma licitação. Depois que o prédio ficar pronto, o Sesi terá 25 anos para utilizar a área, prazo que poderá ser prorrogado. Conforme gerente regional de operações do Sesi, Silvana Macari Sacilotto, a principal contrapartida é a oferta de serviços nas áreas da educação e saúde.
Em Farroupilha, o Sesi oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas manhãs e quatro noites. Segundo a gerente, existe hoje uma demanda maior para o turno da manhã, o que poderá ser viabilizado com o novo prédio. Na área da saúde, o Sesi também já disponibiliza atendimentos odontológicos, que serão mantidos.
A área a ser construída é de 2,2 mil metros quadrados. Serão cinco salas de aula, um laboratório de informática, um laboratório de ciências, biblioteca, três consultórios odontológicos, campo sintético de futebol sete e um ginásio.