Com os olhos do mundo todo voltados para os Jogos Olímpicos do Rio, o período é ideal para os produtos brasileiros marcarem presença nessa "vitrine de luxo". É isso que vem fazendo o setor vitivinícola com uma série de ações destinadas a turistas e formadores de opinião internacionais. O objetivo, claro, é conquistar novos consumidores e fortalecer a imagem dos rótulos nacionais no mercado externo.
As ações, conta o gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, começaram bem antes das Olimpíadas iniciarem. Por meio do projeto Qualidade na Taça, 150 restaurantes e 450 garçons do Rio de Janeiro foram capacitados para "vender" bem a imagem do setor.
– Essa qualificação é para que os turistas não saiam do Brasil com aquela ideia de que aqui só tem caipirinha – resume Bertolini.
O gerente lembra ainda que algumas pesquisas apontam que o visitante das Olimpíadas tem, em média, até quatro vezes mais poder aquisitivo do que o da Copa. Logo, as ações de promoção contam com mais possibilidade de sucesso:
– O turista de Olimpíadas não vem apenas para ver os jogos. No geral, ele vem também para conhecer lugares, culturas e produtos.
Além das ações pré-evento, o Ibravin organizou também atividades para serem realizadas durante a competição. O principal deles é o Cheers for Brasil, que será realizado na próxima quinta-feira. Nesta ação, seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva para turistas, formadores de opinião e público em geral. O ponto do encontro é nobre: no Pier Mauá, no Rio.
Outra ação importante ocorre em parceria com o governo do Estado, a partir deste sábado. Com o nome Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC), a iniciativa visa atrair a atenção da mídia do mundo todo para o Rio Grande do Sul, com apresentações culturais e vídeos sobre turismo:
– Percebemos que muitos setores entraram na onda do pessimismo e não traçaram ações para esse período. Acreditamos que independentemente do cenário atual, a Olimpíada é uma oportunidade única para projetar a imagem do setor vitivinícola – analisa Bertolini.
Casa Perini foca no mercado externo
Com um plano de expandir cada vez mais a atuação em exportações, a Casa Perini viu nas Olimpíadas uma excelente oportunidade para fortalecer a sua imagem frente a mercados internacionais.
Para isso, a empresa de Farroupilha fechou parceria com uma conhecida marca de artigos esportivos, a Oakley. Durante os Jogos Olímpicos, rótulos da vinícola serão servidos em uma casa que a companhia montou para proporcionar descanso e conforto para atletas e convidados.
– A Oakley patrocina mais de 600 atletas, então foi criado esse ambiente visando relaxamento para eles e suas famílias. Estima-se que cerca de 350 pessoas passam por esse espaço diariamente – conta Bárbara Ruppel, gerente de exportação.
Cinco rótulos da vinícola estão sendo servidos no ambiente da Oakley: Casa Perini Brut, Casa Perini Moscatel Aquarela, Casa Perini Chardonnay, Casa Perini Cabernet Sauvignon e Suco Perini. A estratégia de marcar presença na competição mundial é alinhada com os planos da vinícola de ampliar os números de exportação. A ideia é destinar 10% de toda a produção para o mercado externo em cinco anos _ hoje é apenas um pouco mais de 1%.
– Começamos recentemente nosso plano de internacionalização e vemos esse tipo de parceria com a área de esporte como uma boa oportunidade de crescimento, já que poucas marcas exploram esse nicho de mercado – analisa Pablo Onzi Perini, gerente de marketing.
Os Estados Unidos, por enquanto, concentram os investimentos da Perini nas exportações. A vinícola criou até mesmo uma linha específica para esse mercado, a Macaw.
– Essa ação das Olimpíadas não tem muita pretensão de venda, ela visa principalmente o posicionamento da marca no mercado externo, mas certamente alguma coisa vai acabar respingando também em comercializações – acredita Bárbara.
Exibição para o mundo
Setor vitivinícola da Serra aproveita Olimpíadas para projetar imagem
Segmento elaborou uma série de ações destinadas a turistas e formadores de opinião internacionais
Ana Demoliner
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