
Como uma das nove cidades gaúchas contempladas pelo projeto Murais do Sul, Caxias do Sul ganhou nesta semana uma obra de arte a céu aberto que simboliza o legado deixado pela iniciativa. O local escolhido foi o Centro de Cultura Ordovás, mesmo espaço onde ocorreram as oficinas de capacitação do projeto, no ano passado. E o artista, selecionado através de convocatória, foi o caxiense Stang, nome artístico de Vitor Hugo Dell'Osbel.
Com aproximadamente 11 metros de altura por 5,5 metros de largura, a obra, concluída nesta sexta-feira, foi pintada em uma das paredes externas, na parte de trás do complexo. O trabalho iniciou na última terça-feira e transcorreu sob o olhar de outros artistas e entusiastas a cultura hip-hop que aproveitaram os dias de sol para conferir de perto a obra em progresso.
- Além de ter sido uma surpresa, foi muito emocionante ter sido escolhido para fazer este trabalho. O Ordovás é o lugar onde fiz minha primeira exposição, mais de 10 anos atrás, e é um espaço público que respira cultura, tanto é que manifestou o interesse em receber o mural, abrindo as portas para essa conexão com o movimento hip-hop - comenta o artista.

Sobre o desenho, em que o rosto do Dr. Henrique Ordovás Filho aparece como se tivesse sido pichado por cima de azulejos portugueses, Stang conta que a inspiração surgiu durante um sonho. Ao materializar a ideia, o artista optou por desenvolver uma aproximação entre diferentes abordagens dentro das artes visuais: a arte que é produzida para ser exposta numa galeria e a arte urbana, que transforma as ruas numa galeria a céu aberto:
- Por ser próximo à quadra de skate, onde a galera gosta de vir treinar suas manobras, procurei fazer esta brincadeira, como se uma obra de arte mais formal, que representei aqui trazendo a temática dos azulejos portugueses, fossem cobertas pelo picho, trazendo este lado mais das ruas.
Presente pelos 25 anos do Ordovás

A coordenadora da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Mona Carvalho, celebra a parceria com o projeto Murais do Sul, especialmente pela iniciativa de valorizar a arte urbana no interior do Estado. E comenta que entre os motivos que levaram à escolha do Ordovás para receber a obra de arte está a comemoração, em 2026, dos 25 anos do centro de cultura.
- O principal pilar desta intervenção é contribuir para qualificar o entorno do Centro de Cultura, tornando o espaço mais atrativo e acolhedor, fortalecendo também o pertencimento da comunidade, como um convite para que as pessoas ocupem e valorizem esse ambiente público dedicado à arte e à cultura. Outro ponto importante é o trabalho dialogar com a identidade local e com a memória de Caxias do Sul - destaca.
Mona ressalta ainda a escolha por Stang como artista encarregado de emprestar seu talento ao centro de cultura:
- Trata-se de um artista local que vem evoluindo a cada ano e construindo uma trajetória consistente, e que apresentou uma proposta de muita profundidade conceitual, coerência entre o conceito e o discurso visual, e que faz um diálogo amplo entre diferentes linguagens artísticas. Acho que foi uma escolha certeira e também muito merecida para ele.

SOBRE O PROJETO
Concebido como a primeira plataforma colaborativa para catalogação da arte urbana no Estado, o projeto pode ser conferido pelo site oficial. Atualmente, estão cadastrados 25 murais que colorem diversas cidades gaúchas, com informações sobre os artistas, patrocinadores e fotografias detalhadas de cada obra.
O projeto Murais do Sul tem realização da Pólen - Arte em Movimento, de Porto Alegre, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e do Pró-Cultura RS. Em Caxias, conta com apoio da Unidade de Artes Visuais e da Diretoria de Arte e Cultura Popular da SMC, e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.


