
Nesta terça (4) e também na quarta-feira (5), diversos pesquisadores brasileiros e do exterior estarão reunidos em Caxias do Sul para debater os conflitos sociais contemporâneos e as possibilidades de construção de um futuro mais justo. A primeira edição do Congresso Internacional Cultura de Paz e Direitos Humanos tem programação gratuita e aberta ao público, concentrada no Bloco H e no UCS Teatro, mediante inscrição gratuita pelo site da universidade, que promove o evento.
Um dos destaques da programação é a conferência de João Cândido Portinari, filho do artista plástico Candido Portinari (1903_1962), intitulada "Candido Portinari, os Direitos Humanos e o sonho universal pela paz". O evento irá reunir ainda pesquisadores com olhar atento para questões internacionais, como Svetlana Ruseishvili (imigrante russa radicada no Brasil), com o painel "Refugiados e Resistência: os rostos humanos da guerra e o dever da solidariedade internacional"; e a juíza do trabalho Aline Stefani Fagundes, que trará sua "Partilha de Experiência na Base Naval de Guantánamo". Em 2016, a porto-alegrense presenciou, entre outras coisas, uma audiência de pré-julgamento de acusados de envolvimento nos ataques ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.
Segundo a professora Ana Maria Paim Camardelo, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, o evento reforça o papel da universidade como agente de transformação social:
- Ao propor esse encontro, a UCS reafirma seu compromisso com a justiça global, com a solidariedade internacional, com o respeito à dignidade humana e com a promoção dos Direitos Humanos.
O professor Danilo Streck, coordenador da Cátedra Unesco na instituição, por sua vez, salienta a importância da abordagem conjunta e plural:
- O enfrentamento das violências, sejam raciais, de gênero, econômicas ou contra a natureza, necessita de um olhar inter ou transdisciplinar. O evento vai possibilitar a criação ou o fortalecimento de vínculos e parcerias com outras instituições, pesquisadores e educadores.
A programação ainda prevê o lançamento oficial do Observatório de Direitos Humanos; a apresentação da Oração pela Paz de São Francisco de Assis, com a Orquestra Jovem UCS LionsEduC e com o solista Mateus Zanotti; além de espetáculo com o grupo teatral do CETEC.



