
O pré-feriado começa com estreia no universo dos quadrinhos. A história de Altair Gelatti, quadrinista pioneiro no Rio Grande do Sul, será retratada na websérie Força Total, roteirizada e dirigida por Rogério Casacurta.
Um dos seis episódios que compõe o projeto será exibido nesta quarta-feira (18), na Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. O evento ocorre às 19h30min e é aberto ao público.
O trabalho, desenvolvido desde o último ano, contempla a trajetória de Gelatti sob a perspectiva de Casacurta, que além de publicitário é fã do artista. Os seis episódios contam com entrevistas do quadrinista, depoimentos e ilustrações de Adam Marini. O projeto tem financiamento da Lei Paulo Gustavo.
O terceiro episódio foi escolhido para ser exibido na estreia especialmente por trazer uma entrevista de Gelatti em um programa do jornalista Paulo Cancian, exibido pela UCS TV. Segundo o diretor, o episódio contempla o resumo da trajetória do quadrinista.
— Esse projeto é sobre a história do Gelatti contada por mim, sob a minha perspectiva. É uma felicidade e um prazer imenso elucidar vários mistérios daqueles que tinham ouvido falar, mas não conheciam o Gelatti e ao mesmo tempo, propagar o legado e a memória dele — pontua Casacurta.
Após o lançamento oficial do projeto, os episódios, que possuem de 20 a 30 minutos, serão publicados no canal do YouTube de Casacurta. A previsão é que todos os episódios sejam disponibilizados na quinta-feira (19).
Das revistas para as telas
A produção da web série sobre Gelatti surgiu anos antes do projeto começar a ganhar a forma. Casacurta conta que conheceu o Homem Força, personagem do quadrinista ainda na infância, quando morava em Porto Alegre.
Décadas mais tarde, quando se mudou para Caxias do Sul à trabalho, teve a oportunidade de conhecer o desenhista e se tornar amigo dele. A partir disso, Casacurta começou um projeto independente: a publicação de histórias inéditas de Gelatti na revista Gibi X.

— Estávamos discutindo a possibilidade de fazer um livro com os originais dele. Ouvindo o Gelatti falar, sentia que a história dele dava um filme. Infelizmente não tivemos orçamento para tanto, mas conseguimos viabilizar o documentário — conta.
A partir da repercussão do documentário Casacurta avalia dar continuidade aos projetos que enaltecem o trabalho do quadrinista. Entre os planos estão o sétimo episódio da web série, o lançamento do livro com os originais do Homem Força, além da quinta edição da revista Gibi X - todos sem previsão de lançamento.
Quem foi Altair Gelatti
Natural de Flores da Cunha e radicado em Caxias do Sul, Altair Gelatti é considerado referência no segmento das histórias em quadrinhos no estado. Nos anos 1960, ele começou a desenhar e criou o Homem Força, personagem ambientado no Brasil.
Em 1967, Gelatti lançou a Revista Albatroz, editada, escrita, desenhada, impressa e distribuída por ele. O material teve 46 edições em quatro anos. O sucesso acabou levando a criação de uma gráfica, que se tornou o sustento de Gelatti e da família.

A partir da migração para o ramo gráfico, Gelatti deixou de lançar novas histórias. Os materiais só voltaram a circular entre o público em dezembro de 2018, quando Casacurta começou o projeto da Gibi X. Gelatti morreu em outubro de 2020, aos 89 anos, em decorrência de um câncer.