
Com 40 grupos de sete países já confirmados, o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre entre os dias 17 de julho e 3 de agosto, em diversos pontos do município. Durante 18 dias, a cidade reunirá mais de 2 mil bailarinos. A programação do principal evento cultural da cidade foi apresentada nesta terça-feira (10).
A Rua Coberta permanece como um dos principais palcos do festival, que também ocupará escolas, comunidades do interior, empresas e cartões-postais da cidade, como a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante.
Além do Brasil, delegações da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Canadá estarão no evento. Do Brasil, representantes de nove Estados mostrarão a diversidade cultural do país: Pará, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Do Rio Grande do Sul, serão mais de 20 grupos locais destacando a cultura e os hábitos das mais diversas etnias. Participam representantes de Canoas, Gravataí, Sapiranga, Ijuí, Áurea e Caxias do Sul.
Programação diversa
Além das apresentações, a programação conta com o tradicional acendimento da Chama Folclórica, no dia 17 de julho, às 19h, na Sociedade da Linha Brasil, e os Desfiles de Integração, dias 20 de julho e 3 de agosto, reunindo as diversas etnias na principal avenida da cidade.
A programação contempla também:
- Rodas de Capoeira, nos dias 22 e 29 de julho, às 15h, na Praça das Flores;
- Sarau da Diversidade, com artistas locais e convidados, dia 26 de julho, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal;
- Noites Culturais, com cinco encontros no interior para levar o folclore para diversas comunidades. Estão contempladas as Sociedades de Linha Imperial (21 de julho), Fazenda Pirajá (22 de julho), Vila Olinda (29 de julho), Pinhal Alto (30 de julho) e Linha Temerária (1º de agosto);
- Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, aos domingos, às 10h, nos dias 20 e 27 de julho e 3 de agosto, respeitando as crenças de cada povo;
- Baile Infantil, no dia 19 de julho, às 14h30min, na Sociedade Tiro ao Alvo, com atividades lúdicas para transmitir às novas gerações as tradições germânicas;
- Palestra sobre Festa Junina, dia 27 de julho, às 15h, no Auditório do Centro de Eventos;
- Chá das Soberanas, no dia 2 de agosto, às 16h, um momento reunindo soberanas para abordar vivências da festa cultural.
Oficinas culturais
O Festival Internacional de Folclore também terá oito oficinas baseadas em três pilares: artesanato, dança e gastronomia.
Nos dias 21 e 24 de julho, os encontros de artesanato, conhecidos como Mãos da Diversidade, ocorrem no Espaço Mais Cultura, com os Ojos de Diós, do México, e a Pintura Bauer, de Nova Petrópolis.
A dança ganha atenção nos dias 25 e 31 de julho, no Centro de Eventos, com a oficina Passos da Diversidade. A primeira envolverá o grupo chileno Takina I Te Ahi e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis. Já a segunda reunirá o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará e o CTG Pousada da Serra, de Nova Petrópolis.
No Pavilhão Linha Imperial, o intercâmbio de sabores ocorrerá nos dias 25, 28 e 29 de julho e 1º de agosto, durante as Panelas da Diversidade. A sequência começa com Buřtguláš, pela Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (Adib) de Nova Petrópolis, segue com ‘picadillo de papa’, da Costa Rica, passa pela ‘arepa rellena de pollo’, da Colômbia, e chega ao risoto de frango, do Paraná.
Agende-se
- O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
- Quando: de 17 de julho a 3 de agosto
- Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
- Quanto: entrada franca
Grupos participantes
Internacionais
- Takina I Te Ahi - Chile
- Conjunto Folklorico Y Teatral Kallisaya - Chile
- Compañía Artística Jóvenes Zapateadores - México
- Compañía Danza Colombia Internacional - Colômbia
- Ballet de Arte Folclórico Argentino (Bafa) - Argentina
- Tierra Y Cosecha - Costa Rica
- Lechowia Dance Company - Canadá
- Ballet Ucraniano Roksolana - Argentina
Nacionais
- Grupo Parafolclórico Frutos do Pará - Pará
- Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff - Santa Catarina
- MOA (Movimento Artístico Patrícia Dalchau) - Santa Catarina
- Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade - Paraná
- Associação Encanto Luar - Tocantins
- Grupo de Cultura Popular Ariús - Paraíba
- Fitas - Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros - Minas Gerais
- Balé Popular Terras Potiguares - Rio Grande do Norte
- Indígenas Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha - Bahia
Regionais
- Balé Folclórico Origens - Sapiranga
- Grupo de Danças Staburags - Ijuí
- CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí
- Grupo Folclórico Polonês Auresovia - Áurea
- CTG Heróis Farroupilhas - Caxias do Sul
- Grupo Folclórico Polonês Krakus - Ijuí
- Folclore Ucraniano Solovey - Canoas