É muito importante dedicar um pouco de tempo para pensar e abraçar a própria vida.
"O que temos deixaremos. O que somos, levaremos." (Epicuro)
São tantas inquietações, sem contar o volume diário de dúvidas. A vida é um evento grandioso, foge da imaginação. Porém, tem alguns aspectos que são práticos, bem conhecidos, mas facilmente esquecidos. Convém ter sempre presente uma certeza: todos partirão, um dia.
Ninguém conseguirá levar consigo coisas materiais. O que cada um possui terá que ser deixado. Somente a essência do ser fará parte da eternidade.
A bagagem, que não tem aspecto físico, aceita acumular os gestos de bondade, a caridade exercitada, o perdão concedido, o amor plenificado.
Não são poucos os que se esquecem como será o desfecho, a despedida final. Claro, não faz bem ficar lembrando a todo instante.
O importante é assimilar o formato da existência e permitir que a vida siga fielmente essa pauta. A vida tem, sim, um grau de complexidade, mas ela não é complicada. O que é necessário é clareza quanto aos sonhos e objetivos.
O maior investimento é justamente em relação ao bem que pode ser praticado. Ser uma pessoa do bem, dedicar-se aos que mais necessitam, criar laços de amizade, transbordar paz.
Tudo passará, mas o amor se eternizará. Em meio às lutas diárias para garantir o necessário para uma vida digna, que haja espaço para desenvolver aqueles dons que o tempo não apagará.
Amor na bagagem. Isso é o que importa.