
Um dos protagonistas da tarde do último sábado (4), durante a programação da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, foi o artista plástico, designer e ilustrador Ernani Carraro — o Amigo do Livro desta edição.
Ele participou de dois bate-papos e ainda surpreendeu o público com a criação de um selo, um carimbo que, segundo ele, "autentica quem são os leitores amigos dos livros".

O meu amigo, o escritor Marcos Kirst, ex-colega de firma, diz que esse carimbo se chama Ex-Libris, cujo uso de difundiu pela Europa (principalmente séculos 16 a 17) e teve seu auge durante o século 18. Ernani difundiu a sua autenticação durante a sessão de autógrafos de Sob o olhar de Dante - Feira do Livro de Caxias do Sul 40 Anos, escrito por Dinarte Albuquerque Filho e que tem projeto gráfico do Ernani.

E mais cedo, durante o sarau Taruando o Verbo, ainda no sábado, na Galeria Gerd Bornheim, o Amigo do Livro roubou a cena. Já que o tema do encontro era Voar, Ernani desenhou a carvão, na parede da galeria, a pomba de Picasso — num gesto lírico e poético.
— Um dia esse desenho vai sair daí, mas a cena vai permanecer na memória de vocês — brincou Ernani.


