
Olha só que bacana! O Instituto de Leitura Quindim marca presença na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos eventos mais relevantes da literatura brasileira, que ocorre entre quarta-feira (30/07) e domingo (03/08), na cidade histórica de Paraty (RJ).
O presidente do Instituto, o escritor Volnei Canônica, e o vice-presidente, o ilustrador Roger Mello, integram a programação oficial a convite de importantes instituições e curadores do cenário literário nacional.
A edição de 2025 da Flip homenageará o multifacetado Paulo Leminski (poeta, prosador, tradutor, músico e publicitário) reconhecido por obras como Catatau, que revolucionaram a literatura brasileira do século 20.

Programação
Veja a seguir quais eventos participam Volnei Canônica e Roger Mello:
Quinta-feira (31/07)
- A convite da curadora Verônica Lessa, Volnei Canônica e Roger Mello participam de atividades realizadas no tradicional Colégio Cembra.
- Às 13h30min, Volnei estará na mesa Literatura e Inclusão, ao lado da escritora e ativista Andrea Viviana Taubman, com mediação de Verônica Lessa.
- Em seguida, às 15h, Roger Mello conduz o encontro O universo da ilustração de Roger Mello, também com mediação de Verônica Lessa.
Sexta-feira (1º/08)
- A convite de Diogo Borges, do Departamento Nacional do Sesc, Volnei e Roger também estarão no Sesc Santa Rita, no espaço Café Literário.
- Às 11h, Volnei participa da mesa Mediação de leitura: afetos e transformação, ao lado de Ana Carolina Silva, com mediação de Elisabete Veras.
- Às 15h, Roger Mello se junta à ilustradora Paty Wolff no debate Narrativas visuais para todas as idades, mediado por Diogo Borges, reforçando a potência das imagens na formação leitora.
Sábado (2/08)
- Volnei Canônica participa da programação da Casa da Estante Virtual, a convite do head da plataforma, André Palme.
- Às 12h, ele integra a conversa Adote uma biblioteca: o poder dos espaços para formação de leitores e leitura, ao lado de André Palme e do secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Lucas Padilha. A mediação será feita pela jornalista Gabriela Mattos.



