
Um projeto idealizado pelo produtor, roteirista e diretor Le Daros está levando oficinas de produção audiovisual para comunidades de Caxias do Sul.
A programação observa a seguinte dinâmica: um dia para escrita de roteiro, com Le; e um dia para noções de fotografia para vídeo, com Bruno Polidoro.
— Com as redes sociais, todo mundo faz vídeo o tempo todo. Profissionais liberais têm divulgado os seus serviços dessa forma, então as oficinas chegam para ajudar essas pessoas a se aperfeiçoarem — explica Le.
Para definir os locais das oficinas, Le contou com o doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social Chiquinho Divilas. Ele foi o produtor das locações, definidas como a Amob São Vicente, que recebeu as oficinas nos dias 20 e 21 de junho, a Amob Fátima, o Centro Dia Caxias CDC (Amafa) e o Sindicato dos Metalúrgicos.
Sobre as vagas
Respeitando o edital em que o projeto foi inscrito, foram reservadas vagas para grupos minoritários, como negros, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas PcD. Se, ao final do período de inscrições, nem todas tiverem sido preenchidas, então elas poderão ser ocupadas pelos demais inscritos.
Veja quem são os ministrantes das oficinas
- Le Daros é roteirista, produtor e diretor de obras ficcionais, documentários e videoclipes. Trabalha nessa área desde 2009, quando fez o seu primeiro curta, em parceria com a Spaghetti Filmes, e o seu principal foco sempre foi o roteiro.
- Bruno Polidoro é diretor de fotografia de cinema, séries e filmes experimentais desde 2006. Fotografou 25 longas-metragens, que estrearam em importantes festivais, e recebeu mais de 30 prêmios de melhor fotografia em festivais, com destaque para seis kikitos em Gramado.
Como participar
A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita por meio deste link.
- Centro Dia Caxias CDC (Amafa) - quarta-feira (25) e quinta-feira (26), das 8h45min às 10h50min e das 13h30min às 15h30min.
- Sindicato dos Metalúrgicos - sexta (27) e sábado (28), das 8h30min às 11h30min e das 13h às 18h.
- Amob Fátima - ainda sem data definida.
Financiamento
O projeto Oficinas Especializadas de Audiovisual tem financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura e Lei Paulo Gustavo.