
A ovelha Celeste é uma velha conhecida de quem lê o caderno Almanaque, publicação de final de semana do jornal Pioneiro. Semanalmente, a Celeste deixa seu recado, sempre com bom-humor.
Pois então, dito isso, a partir desta sexta-feira (20) o público poderá ver uma seleção das melhores tirinhas da personagem criada em 2019 pelo escritor e publicitário Elvio Gonçalves e ilustrada pelo publicitário e designer, Ernani Carraro, por meio da exposição Uma ovelha azul Celeste.
Estarão à mostra 20 quadros com a reprodução de tirinhas, que alternam bom humor e reflexões filosóficas sobre assuntos diversos, como é característico dessa ovelha diferentona.
Na exposição, é possível observar ainda a mudança de aparência da ovelhinha ao longo do tempo, como acontece com todos os seres.

A mostra, que fica em cartaz até 4 de julho, no Espaço Cultural Mário Crosa, da Câmara de Vereadores, integra o calendário dos 135 anos de Caxias.
Sobre os criadores
- Elvio Gonçalves já foi patrono e homenageado em diversas feiras do livro e tem sete obras publicadas. Uma delas, “Profe Tininha”, foi vencedora do Prêmio Minuano de Literatura, em 2024.
- Ernani Carraro foi contemplado com o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Capa de Livro, em 2016, e com o Prêmio Minuano de Literatura na categoria Ilustração, em 2017. Neste ano, foi escolhido para ser o Amigo do Livro na 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul.